Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

13/01/2012 12:20 - Ajinomoto investe R$ 47 mi no Sazón

Companhia vai ampliar em40%a produção do tempero em Limeira. Investimentos fazem parte de um pacote de R$ 290 mi que serão aplicados no Brasil até 2013


A partir deste mês, a fábrica da Ajinomoto localizada em Limeira,no interior paulista, será invadida por caminhões carregados de equipamentos dos mais diversos tipos. O motivo da agitação é simples. A companhia vai desembolsar R$ 47 milhões ao longo do ano para ampliar em 40% a capacidade de produção do tempero Sazón, o carrochefe da empresa no Brasil. Hoje, a unidade fabrica cerca de 20 mil toneladas do tempero.


Em uma rara entrevista, Etsuhiro Takato, o bem humorado presidente da subsidiária local, diz - sem se arriscar no português, embora embora esteja há dois anos e meio no comando da filial local - que se trata do investimento mais importante da Ajinomoto no Brasil.

Ao receber o BRASIL ECONÔMICO em seu escritório, na Vila Mariana, em São Paulo, Takato disse que a crise global não assusta a cúpula da multinacional. “Os planos para avançar no Brasil e na América Latina não sofreram modificações”, disse. Entre 2011 e 2013, o Brasil deve receber R$ 290 milhões, dos quais R$ 90 milhões já foram aplicados.

Manter o investimento em Limeira, inclusive, será fundamental para que a empresa alcance a meta de crescimento anual projetada em cerca de 15% para os próximos cinco anos.Ocrescimento será impulsionado, sobretudo, pelo desempenho da área de alimentos. No exercício fiscal de 2010, que considera o período entre 1º de abril a 31 de março, a subsidiária faturou R$ 1,55 bilhão.

Em 2011, mesmo sem os números fechados ainda, a estimativa é crescer 16% e alcançar R$
1,8 bilhão. Oaumento de consumo de alimentos no país é um dos fatores que colaboram para o desempenho. Com isso, o Brasil, que já é o terceiro mercado mais importante para a Ajinomoto no mundo, está sob os holofotes da cúpula global da organização. No ranking de maiores receitas - o faturamento global é da ordem de US$ 14 bilhões -, apenas Japão e Tailândia superam o Brasil.

A receita no país vem de quatro divisões. A mais rentável é a de alimentos. A soma das divisões food (produtos para o consumidor final, como as sopas Vono, refrescos MID, além do Sazón e o Ajinomoto) e food ingredients (realçadores de sabor para indústrias) respondem por quase 70% do faturamento. O restante está nas mãos das divisões de nutrição animal e aminoscience (aminoácidos para cosméticos e indústria farmacêutica).

Além da indústria em Limeira, a multinacional japonesa detém fábricas em Laranjal Paulista, Pederneiras e Valparaíso, todas no interior paulista. A necessidade de ampliar a produção de Sazón é urgente. “Nossas vendas estão mais ou menos se equiparando à capacidade de produção”, diz Takato.

A marca, considerando-se apenas o produto em pó, é líder no mercado de temperos vendidos para o consumidor final no varejo, com 82% de participação em volume. Em cinco anos, pode chegar a 85%. Além desse nicho, a empresa também fornece o ingrediente para o food service.

A disputa da Ajinomoto nesse mercado é com Unilever e Nestlé. Segundo Silvio Laban,
do Insper, o Sazón só não lidera no Norte e no Centro-Oeste do país. “O desafio para ganhar espaço no Nordeste e Norte será desenvolver produtos para o paladar local”, diz Laban.


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>