Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/01/2012 13:35 - Os desafios das múltis no Brasil

O mercado varejista costuma repetir que para ser global, uma rede precisa ser local. E isso não tem nada a ver com descobrir que os brasileiros gostam mais de promoções nos supermercados que os americanos. Ou que eles compram alimentos parcelados, ao contrário dos chineses. Isso é detalhe - e se aprende rápido. Ser local é ser competitivo. Esta é parte da explicação das dificuldades enfrentadas por cadeias internacionais.

No Brasil, onde produtos importados podem ficar parados nos portos por excesso de burocracia e a escalada de tributos (vistos como "confusos" pelas redes estrangeiras) encolhe parte da produtividade de funcionários, é preciso ser muito bom no dia a dia da operação. E no varejo isso não é cortar despesas apenas. É vender o produto certo, no local certo pelo preço certo. Pensar antes do outro e reagir rapidamente. Isso exige gastar milhões em tecnologia da informação para não ter gargalo na prateleira da loja.

Abilio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, disse recentemente que se pudesse fazer tudo de novo na vida, não tentaria o varejo. "Estou nessa há 52 anos. Tem muita inspiração, mas muito mais transpiração. É um negócio complexo demais". Fazer o básico bem feito no varejo não é fácil e estar longe de casa traz novos conflitos.

O Carrefour decidiu reformular o formato dos hipermercados no mundo e no Brasil. Este tornou-se o centro da discussão do futuro da rede e o comando na matriz admitiu em agosto que o Brasil não abraçou o novo projeto na rapidez esperada. Agora, a rede está em fase de reestruturação, fechando lojas e reformando outras.

O Walmart cresceu no Brasil comprando redes. Fez grandes aquisições em meados dos anos 2000 e não havia integrado as redes compradas até um ano e meio atrás. A integração e a mudança na política de preços estão sendo feitas - com o fechamento de lojas e demissões - sob o olhar mais próximo da matriz.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>