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06/01/2012 11:22 - Promoção tem efeito diverso nas vendas

Em um Natal de incerteza econômica, as varejistas americanas desenharam estratégias diferentes para convencer os consumidores a encher as sacolas. O caminho predominante foi baixar preços. As vendas de dezembro, divulgadas ontem, mostraram que as promoções são uma arma difícil de manejar. Enquanto Gap, Target e J. C. Penney reportaram recuos ou pequenos avanços, Macy's e Limited Brands comemoraram altas expressivas nas vendas.

"No geral, o desempenho foi OK, não impressionante, e muito desigual por varejista", resumiu o Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC, na sigla em inglês) em nota. Com base em um levantamento com 25 das maiores redes varejistas americanas, a associação reportou crescimento de 3,5% nas vendas para lojas abertas há pelo menos um ano. "Elas tenderam a aumentar os descontos para movimentar mercadorias. Isso pinta uma imagem de margens de lucro mais fracas nesse segmento", disse.

A Gap reportou um dos piores resultados do mês, com um recuo de 4% para mesmas lojas. "Esperávamos que dezembro fosse altamente promocional, e apesar de termos competido agressivamente com nossas marcas, nosso desempenho ficou abaixo das expectativas", afirmou em nota o presidente, Glenn Murphy.

A J. C. Penney viu a receita para mesmas lojas crescer tímido 0,3%. O crescimento da Target também foi pequeno, de 1,6%. "As vendas de dezembro estiveram abaixo de nossas expectativas", disse o presidente Gregg Steinhafel culpando eletrônicos, músicas, filmes e livros. O executivo disse que vai continuar a perseguir preços atraentes, "contra o pano de fundo de um crescimento econômico lento e volátil".

Mesmo as varejistas que reportaram resultados positivos citaram um ambiente econômico pouco favorável. Foi o caso da Macy's, que comunicou um avanço de 6,2% para mesmas lojas. Foi reflexo de uma estratégia correta frente a "condições macroeconômicas fracas", segundo o presidente Terry Lundgren. Também a Limited Brands, dona da marca Victoria Secret's, anunciou resultado robusto, com alta de 7% para vendas em mesmas lojas.

Macy's e Limited Brands revisaram para cima as projeções de ganho por ação para o quarto trimestre, enquanto J. C. Penney e Target reduzira as expectativas.


Veículo: Valor Econômico

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