Geral
27/12/2011 08:51 - Aberta temporada de volta às aulas
Estimativa é de que as vendas cresçam até 15% sobre o mesmo período de 2010.
As vendas de Natal mal terminaram e as papelarias de Belo Horizonte já se preparam para o período de volta às aulas. O estoque de materiais escolares já está comprado e, a partir dessa semana, tomará conta das prateleiras das lojas. A estimativa é de que as vendas cresçam até 15% neste ano sobre o mesmo período de 2010. As apostas estão nos lançamentos do setor que incluem desde itens que levam a marca de grifes de roupas e personagens que agradam às crianças até a volta ao mercado brasileiro de marcas norte-americanas, como Paper Mate e Sharpie.
O diretor de Marketing da Leitura, Gervásio Teles Carvalho, destaca que os estoques estão montados e os materiais já estão nas lojas. "Esta semana já vamos preparar as lojas com os materiais escolares, que estão nos estoques. Nós começamos a fazer as compras de produtos em maio e concluímos em novembro", diz.
Carvalho explica que 80% das compras foram feitas ainda no primeiro semestre do ano como forma de garantir preços melhores no momento da aquisição e passar isso ao consumidor na hora da venda. "Compramos muita coisa antecipada, conseguimos bons preços e vamos praticar valores competitivos", garante. Somente as compras de lançamentos foram feitas no segundo semestre, mas todos os itens adquiridos também já estão nas lojas.
O objetivo da Leitura é crescer entre 8% e 10% nas vendas de volta às aulas sobre o mesmo período do exercício passado. Carvalho informa que a Leitura deve fechar 2011 com incremento entre 6% e 8% sobre o acumulado de 2010, fora a inflação do período. Além dos preços competitivos, a Leitura aposta no crédito como forma de atrair os clientes. A empresa parcela o pagamento em até seis vezes no cartão. Outro benefício que deve atrair mais clientes para a Leitura é a parceria firmada recentemente com o programa de relacionamento Dotz.
Moderado - A Port, empresa especializada em artigos de papelaria, escritório e informática, com três unidades na capital mineira, uma em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e uma em Brasília (DF), espera crescer até 15% nas vendas do período de volta às aulas de 2012 sobre o mesmo intervalo de 2011. No entanto, o gerente de Marketing da empresa, Geraldo Melo, acredita em um incremento um pouco menor, entre 5% e 10%.
Ele explica que a crise econômica que está assombrando o mercado mundial deve influenciar as compras. "As pessoas vão buscar itens mais baratos, mas não acredito que elas deixarão de consumir. Por isso, ainda terá crescimento", observa. As vendas de material escolar da Port começaram em agosto. Além de atuar no varejo, a empresa fornece produtos de linhas diversas para lojistas. Melo afirma que nem a proximidade com o Natal reduziu o número de pedidos das revendas, como costuma acontecer.
Ainda de acordo com ele, algumas lojas, que também trabalham com presentes, aproveitam o período do Natal para fazer caixa e somente depois o fechamento dessas vendas, começam a montar estoque para o volta às aulas. "Por isso, ainda temos demanda por produtos para revendas no início de janeiro", diz. Nas lojas da Port a expectativa é de casa cheia.
Melo explica que a empresa está trabalhando com mix de produtos variados, com preços que atendem a todas as classes sociais. "Nós entendemos que as crianças freqüentam escolas e precisam de materiais seja qual for a classe social em que se enquadra", afirma. Os lançamentos também são uma grande aposta.
Ele informa que as fornecedoras estão preparando ações nos pontos de vendas para atrair os clientes. "Duas grandes marcas norte-americanas, a Sharpie e a Paper Mate, estão voltando para o mercado brasileiro com força total. Isso preocupa as outras fornecedoras que também vão investir em marketing", observa. A Port é única distribuidora da Sharpie e da Paper Mate em Belo Horizonte.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria