Geral
21/12/2011 13:07 - Diminui a concentração do varejo nas mãos dos grupos gigantes do setor
Comércio. Em 2009, as cinco maiores do setor detinham 54% da receita no ranking das 80 maiores empresas; agora, essa participação é de 46,8%, fruto principalmente do processo de fusões e aquisições implementado pelas outras companhias
Em 2009, as cinco maiores empresas varejistas do País detinham 54% da receita no ranking das 80 maiores empresas do setor. No ano passado, esse 'poder' diminuiu: a participação de Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Americanas e Makro caiu para 46,58%, segundo ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar).
De acordo com o levantamento, o crescimento do varejo de bens de consumo no último ano foi puxado pelas médias e grandes empresas, principalmente por causa de fusões e aquisições ocorridas entre as companhias desse porte. Já as cinco gigantes do setor tiveram desempenho abaixo da média do varejo e ficaram estacionadas nos processos de fusões e aquisições.
O estudo mostra que o varejo de bens de consumo, excluindo veículos e combustíveis, cresceu 10% de 2009 para 2010. Enquanto isso, as 80 maiores varejistas desse segmento ampliaram em 25% as vendas. O faturamento das cinco maiores, no entanto, cresceu 7% nesse período. Já as dez maiores registraram um acréscimo de 13,6% na receita. Essa taxa de variação é quase o dobro da alcançada pelas gigantes do setor.
"O segredo do crescimento está nas outras empresas, que estão fora do ranking das cinco maiores redes varejistas", afirma o presidente do Ibevar e responsável pelo ranking, Claudio Felisoni de Angelo. O especialista observa que o ranking - que este ano lista as 100 maiores do setor - foi construído a partir do dados de balanço das companhias e pesquisas feitas diretamente com as empresas. A lista considerou fusões e aquisições realizadas também em 2011, exceto a da rede de supermercados G. Barbosa, controlada pelo grupo chileno Cencosud, que comprou a fluminense Prezunic.
Como a média de crescimento do varejo foi de 10% de 2009 para 2010 e as 80 maiores cresceram 25%, Felisoni atribui essa diferença ao avanço das fusões e aquisições entre companhias de médio para grande porte.
Como exemplos de movimentos de concentração feitos recentemente, ele cita cinco casos: o Magazine Luiza, a Máquina de Vendas, a Drogasil com a Droga Raia, a Drogaria São Paulo com a Pacheco e a Lojas Renner com a Camicado, todas companhias de médio para grande porte. Aliás, uma das mudanças ocorridas no grupo das cinco primeiras de 2009 para 2010 foi a saída da Máquinas de Vendas e a entrada do Makro. A Máquina de Vendas ocupava no ranking anterior a 5ª posição e caiu para o 7º lugar. Já o Makro ascendeu do 6º para o 5º lugar em faturamento.
Felisoni destaca o forte processo de consolidação que vem ocorrendo no segmento de drogarias. Hoje os grupos Drogasil/ Droga Raia e Drogaria São Paulo/ Pacheco faturam cerca de R$ 4 bilhões cada. Um ano atrás, a receita dos líderes desse segmento era metade da atual.
Mudança. "As gigantes ficaram paradas nesse período, por isso perderam participação", afirma o vice-presidente do Ibevar, Eduardo Terra. Mas, para Felisoni, essa parada é momentânea e reflete, em parte, o revés sofrido na tentativa do Pão de Açúcar de se unir ao Carrefour.
Ele acredita que, após essa onda de negócios entre empresas de médio para grande porte, as gigantes devem voltar a se interessar pela aquisição dessas empresas, que ficam mais robustas com a compra das menores. A lógica do movimento, explica o especialista, é a seguinte: pressionadas pelo Fisco, as empresas regionais se formalizam. Com isso, reduzem sua margem de lucro e acabam sendo compradas pelas varejistas de maior porte. O passo seguinte é a gigante adquirir as grandes empresas que incorporaram as regionais.
Outro dado importante é a participação de estrangeiros. Na lista das 100 maiores, três das cinco primeiras são controladas por estrangeiros (Carrefour, Walmart e Makro). Além disso, em 2012, o grupo francês Casino deve se tornar oficialmente controlador do Grupo Pão de Açúcar.
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria