Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/12/2011 09:11 - Moda íntima é a base dos negócios em Juruaia

Poucos sabem, mas em Minas Gerais existe uma cidade de sucesso no empreendedorismo feminino. No Sul do Estado, aproximadamente a 430 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Juruaia se destaca nos negócios voltados à moda íntima. Com quase 160 fábricas e confecções de calcinhas e sutiãs, as mulheres predominam e dominam quase todo o mercado.

Com o objetivo de aumentar a competitividade no cenário nacional, o Centro Minas Design (CMD) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) realizam, desde o ano passado, o projeto Foco Competitivo, que pretende aperfeiçoar a mão de obra, inovar os produtos e dilatar a participação do maior polo mineiro deste segmento, com a criação de uma marca única.

A iniciativa, inicialmente, buscou identificar os desafios enfrentados pelos empresários, além de traçar um panorama mercadológico que ajudasse a orientá-los sobre tendências e concorrência no setor. Uma das soluções apresentadas pelo estudo, realizado na primeira etapa do projeto, foi o desenvolvimento de uma marca canal, que fortaleceria o polo e seria uma oportunidade de negócio.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-MG da microrregião que atende Juruaia, Elcília Paulinelli, o Foco Competitivo é uma metodologia adquirida por meio do projeto Gestão Estratégica orientado para resultados. "Apresentamos aos empresários a possibilidade da marca canal, que é uma marca única para colocar no varejo, já que a maior característica da cidade são os distribuidores.  um processo novo, é uma atitude nova que eles vão ter que tomar, pois vão todos se tornar sócios. Essa é uma grande oportunidade para a cidade", garantiu.

As ações do projeto, que teve a adesão de 26 empresas, são palestras, seminários e workshops de capacitação sobre mercado da moda, consumo de moda íntima e moda rápida (nova orientação das grandes marcas baseada na diminuição do tempo do processo de desenho até o da comercialização). Para complementar o empreendimento, foram realizadas oficinas de design, com cursos de modelagem, ajudando na melhoria dos produtos para rivalizar com a concorrência externa e uma melhor qualidade de acabamento para o consumidor final.


Qualificação - Para a empresária proprietária da Le Jolie, Renata Vieira, que tem uma produção mensal de 10 mil peças, a qualificação do seu trabalho era primordial e o projeto surgiu em uma boa ocasião. "Este projeto está me ajudando a descobrir como alcançar a minha meta. Isso já é um bom começo. Se a capacitação acabasse hoje, já teria contribuído muito, mas bom que ainda tem mais", e completou, "o importante nisso tudo é prevalecer a minha identidade no mercado, o design vai me ajudar nisso", concluiu.

Segundo Elcília Paulinelli, os empresários de Juruaia são batalhadores e correm atrás. O projeto está previsto para ser concluído em 2012 e, até lá, já se pretende montar a primeira loja com a marca canal. "Eles vendem muito, cada um já tem o seu mercado, mas pouquíssimos conhecem seu consumidor final, e a marca canal vem para isso, aproximar os empresários desse consumidor", afirmou.

O próximo módulo do Foco Competitivo tem como ações o aprimoramento no processo de gestão da qualidade e produção, melhoria tecnológica e o trabalho com resíduos sólidos. A cidade de Juruaia é a maior produtora de lingerie do Estado, terceira maior do país, atrás apenas de Fortaleza (CE) e Nova Friburgo (RJ).



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>