Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/12/2011 10:42 - Cadeia do leite investe em tecnologia

Produtores buscam adaptação às novas normas de qualidade, que entram em vigor no próximo mês.


A necessidade de aprimorar a qualidade do leite produzido em Minas, para o produto se adaptar às novas regras estabelecidas pela Instrução Normativa 51 (IN 51), tem feito a cadeia leiteira investir cada vez mais em tecnologia. Com o objetivo de difundir as vantagens e formas de se adequar, foi realizado ontem, em Belo Horizonte, um workshop sobre Inovação Tecnológica em Leite e Derivados.

De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), Celso Moreira, representantes do sindicato, universidades e indústria lácteas, em conjunto com o Polo de Excelência do Leite, com sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata, têm trabalhado fortemente para aumentar a qualidade do leite produzido no Estado, o que é feito através do treinamento e capacitação dos ordenhadores e técnicos empregados na indústria.

"A partir de 1º de janeiro, as novas regras estabelecidas pela IN 51 passam a ser cobradas, por isso estamos desenvolvendo um amplo trabalho no Estado, com o intuito de ampliar a qualidade dos lácteos produzidos em Minas. As vantagens beneficiam toda a cadeia, desde o produtor que recebe a mais pelo leite de qualidade, passando pela indústria, que consegue maior rendimento e tempo de conservação dos produtos na prateleira, até os consumidores, que terão acesso a produtos de alta qualidade", diz Moreira.

De acordo com as informações do Silemg, durante o evento foram discutidos e apresentados os resultados das indústrias que implementarão o Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL).

Ações simples e praticamente sem custos adicionais para os produtores, como a maior preocupação com a higiene durante a ordenha e a qualidade da água utilizada na limpeza dos equipamentos, contribuem para reduzir a contaminação e a presença de bactérias no leite. A medida é considerada fundamental para que o produto se encaixe nos novos padrões de qualidade.

Os novos parâmetros estabelecidos pela IN 51 são considerados altamente rigorosos e difíceis de alcançar, devido às condições climáticas das regiões produtoras no país. Por isso, os pecuaristas de leite do Estado precisam de auxílio para se adaptarem às novas exigências da instrução.

Atualmente, as regras exigem a presença máxima de 750 mil unidades de células somáticas por mililitro e também de 750 mil unidades na contagem bacteriana total. A partir da implementação da IN 51, em janeiro de 2013, será exigida uma contagem, no máximo, de 400 mil unidades de células somáticas por mililitro e 100 mil unidades na contagem bacteriana.

"Vamos avaliar os resultados do workshop e, se acharmos interessante, poderemos ampliar a realização do evento, incluindo os produtores e estendendo para todas as regiões produtoras do Estado", revela Moreira.

Durante o workshop foram apresentadas as ações coordenadas pelo Polo do Leite, dando ênfase aos resultados do SMQL, programa em fase de implantação em Minas e que visa fomentar a melhoria da qualidade dos produtos lácteos.

A preocupação com o aumento da qualidade na produção do leite conta com o apoio e o estímulo das iniciativas públicas e privadas. Minas, por ostentar a maior bacia leiteira do Brasil, tem seus produtos reconhecidos mundialmente. De acordo com Moreira, o diálogo constante entre governo estadual e indústria tem contribuído de maneira relevante para o desenvolvimento do setor.

"Várias medidas políticas foram tomadas nos últimos anos para estruturar um mercado sólido no Estado. A cadeia produtiva do leite ganhou um programa permanente de debate e desenvolvimento, o Fórum do Leite, e ações pontuais, como o workshop, que pretendem trazer segurança para os produtores e para o consumidor final", acrescenta Moreira.

Um dos principais pontos que ainda sem solução no Estado é a melhoria do acesso às fazendas produtoras de leite. De acordo com Moreira, a falta de infraestrutura pode provocar perda de 100% da produção. Nas áreas rurais, durante o período de chuvas, a situação é ainda mais complicada. O leite in natura pode ser conservado refrigerado por até 48 horas. Após este período, deve ser descartado.

"Com a chegada do período chuvoso e o comprometimento das estradas, em muitas fazendas a captação do leite pelas indústrias é impossibilitado, gerando prejuízo para os produtores. Nosso objetivo futuro é, através do Fórum do Leite, reivindicar investimentos na melhoria dessas estradas", complementa.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>