Geral
16/12/2011 09:53 - Carrefour perde participação no mercado francês.Mais uma vez
Analistas de mercado colocam em dúvida capacidade do maior varejista europeu recuperar o terreno perdido para concorrentes menores
O Carrefour voltou a perder participação no mercado francês para concorrentes de capital fechado,segundo dados de uma consultoria, aumentando receios de que a maior varejista da Europa faça outro alerta de lucro no próximo mês. A companhia deve anunciar as vendas do quarto trimestre em 19 de janeiro e se negou a comentar a redução.
As ações do Carrefour perderam 46% neste ano após uma série de alertas de lucro menor e mudanças estratégicas, alimentando especulações de que o presidente-executivo Lars Olofsson não sobreviverá a um novo alerta.
De acordo com a consultoria KantarWorldpanel, a participação de mercado dos hipermercados franceses sob a bandeira do Carrefour caiu 0,9 ponto percentual, para 11,3% em novembro, enquanto a do Leclerc subiu 0,8 ponto, para 18,3%.O Casino viu sua participação de mercado cair 0,2 ponto percentual, enquanto o Auchan perdeu 0,1 ponto. Este é mais um golpe no Carrefour, que vem tentando aumentar as vendas
dos hipermercados na França por meio de cortes de preço, em meio a um plano ambicioso de retomar seu formato de hipermercado na Europa. “Dúvidas sobre a capacidade do Carrefour de ter resultados dentro do previsto só podem crescer", diz o analista Christian Devismes, da CM-CIC.
Analistas
Nesta quinta-feira, a corretora ING reduziu a recomendação das ações do Carrefour para “vender”, explicando que a queda na confiança dos consumidores em mercados maduros coloca a previsão de lucro para 2011 ainda mais em risco.“O Carrefour precisa de boas vendas no quarto trimestre, especialmente em hipermercados,para alcançar a previsão de queda de 15% a 20% no lucro operacional no fechado de 2011", afirmaram analistas da ING em comunicado. A ING agora prevê lucro operacional de 2,12 bilhões de euros (2,75 bilhões de dólares), queda de 22,5% em relação aos ganhos de 2010, ajustados pela divisão da unidade de descontos Dia.
Espera-se novidades para 2012. Por mais de uma vez, os dois principais acionistas da varejista francesa deixaram claro que não estão felizes com os resultados.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria