Geral
12/12/2011 10:38 - Brookfield negocia a venda de 4 shoppings
A Brookfield Shopping Centers, fundo de private equity controlado pela Brookfield Asset Management, está em negociações para a venda de quatro dos 12 shoppings de seu portfólio de empreendimentos. As conversas acontecem há cerca de sete meses e, em alguns casos, estão em estágio avançado, conforme apurou o Valor com fontes envolvidas nas operações.
Estão sendo negociados o Brascan Century Plaza, em São Paulo - conhecido como Kinoplex Itaim -, o ItaúPower Shopping e o Shopping Cidade, ambos em Minas Gerais, e o Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro. Nesse último caso, a Brookfield deve vender 50% do negócio para a Ancar, que já é dona da outra metade do empreendimento.
Em relação ao Brascan Century Plaza, a operação está em curso com a PDG Realty, que já está em fase final de aquisição, conforme fonte próxima às negociações. Faltaria apenas acertar divergências na parte jurídica do contrato. A compra está sendo negociada por meio da controlada da PDG, Real Estate Partners Desenvolvimento Imobiliário (REP). O valor a ser pago por 100% do ativo pode ficar entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões.
Quanto ao ItaúPowerShopping, com 160 lojas na cidade de Contagem (MG), as negociações acontecem com a BR Malls, maior empresa do setor, que acaba de pagar R$ 460 milhões pelo Shopping Jardim Sul, na capital paulista. A BR Malls ainda avalia a possibilidade de ficar com o Shopping Cidade, localizado no centro de Belo Horizonte e voltado para a classe C. A Cushman & Wakefield foi contratada pela Brookfield para comandar o processo de venda dos negócios.
Além dessa movimentação, a Brookfield está em conversas com outros grupos para transferir para terceiros a gestão do West Plaza Shopping, em São Paulo. O Valor apurou que a Aliansce é uma das empresas que está em negociações avançadas com a Brookfield. Questionado, o West Plaza informa que "se encontram em discussão entre seus sócios alguns projetos de reposicionamento estratégico em 2012 que podem englobar modificações na estrutura administrativa do empreendimento", esclarece em nota.
Procuradas pelo Valor, as empresas de shoppings não comentaram as informações. A Ancar tem o direito de preferência sobre a compra dos 50% restantes do Botafogo Praia Shopping, mas preferiu não se manifestar sobre possíveis negociações entre as partes. A BR Malls e a PDG também não fizeram comentários a respeito do assunto, assim como a Cushman & Wakefield.
Já a Brookfield Shopping Centers esclarece em nota que "eventuais estratégias de desinvestimento fazem parte da plataforma regular de atividades de um fundo de private equity, constituindo típica estratégia, não só para a realização de reinvestimentos durante o ciclo de vida do próprio fundo, mas também para maximizar o retorno aos seus investidores", informa o comunicado.
"Em havendo a concretização de qualquer desinvestimento envolvendo seus ativos, a Brookfield terá a satisfação de comunicar a todos mais informações", conclui a nota. Estima-se que o valor de mercado dos quatro empreendimentos - soma que é um balizador para o valor de venda - varie entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão.
Segundo comentários de pessoas próximas à companhia, os recursos com a venda devem ser aplicados em outros negócios do grupo - oito shoppings passam por expansão e reformas - e também para rentabilizar investidores que querem sair dos negócios. Em informações ao mercado, a companhia diz que, entre 2008 e 2012, a Brookfield Shopping Centers terá investido cerca de R$ 400 milhões em projetos de ampliação e revitalização dos empreendimentos.
Em 2007, a empresa já havia desembolsado R$ 1,7 bilhão pela compra do grupo Plaza, controlador dos shoppings West Plaza, Paulista e Pátio Higienópolis, e para se tornar sócia do Botafogo e do Shopping Vila Olímpia. A maioria dos investimentos em shoppings da companhia está no portfólio do BBRF, fundo de private equity lançado em 2006 dedicado a shopping centers, com capital comprometido de US$ 800 milhões, informa o grupo.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria