Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/12/2011 11:42 - Active lucra com estoque encalhado de terceiros

Active baseia-se na compra de ativos como alimentos, cosméticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que sobrecarregam o estoque das indústrias por conta de reformulação ou fracasso de linha, proximidade com o prazo de validade ou até mesmo baixo giro.

Filial brasileira da companhia nova-iorquina planeja atingir US$ 18 milhões de receita neste ano fiscal

A Active International, empresa nova-iorquina que fatura por volta de US$ 1,5 bilhão por ano em 15 países, é praticamente uma desconhecida no Brasil, embora atue por aqui desde o ano 2000. Pouco a pouco, a operação local vem subindo no ranking das maiores vendas da companhia no mundo graças a um serviço que promete dar um destino aos estoques depreciados de clientes. O pagamento é feito a partir da geração de um crédito para ser usado em verba publicitária.

Essa ajuda às indústrias deve fazer com que, no ano fiscal que vai de julho de 2011 a junho de 2012, a operação brasileira fature US$ 18 milhões, 10% a mais que no exercício anterior. A expectativa é manter o negócio brasileiro em ascensão nos próximos anos e transformá-lo em um dos dois maiores da companhia até 2015.

Incomum no Brasil, o serviço da Active baseia-se na compra de ativos como alimentos, cosméticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que sobrecarregam o estoque das indústrias por conta de reformulação ou fracasso de linha, proximidade com o prazo de validade ou até mesmo baixo giro. “Nós revertemos prejuízo em lucro. Evitamos que as empresas queimem seus produtos ou os vendam a preço de custo”, afirma Paulo Horta, presidente da Active no Brasil.

Ele diz que sua empresa compra o estoque excessivo da indústria por até três vezes o seu valor e define em conjunto quais varejistas de quais regiões do país poderão adqurir seus produtos. Isso evita que o fabricante gere conflito com outros clientes ao desovar os produtos, que serão vendidos a um preço inferior por estarem depreciados. Geralmente, varejistas menores são o alvo.

À medida que o negócio é efetuado com a indústria, a Active cria um sistema de contas a receber que será utilizado como parte de pagamento na compra de mídia ou serviços gráficos. O cliente tem até três anos para usar este crédito. Contudo, para o negócio da Active fazer sentido, ela só compra ativos de empresas que têm uma verba pré-definida para gastar com mídia, como exemplo, a veiculação de comerciais na TV. “Em geral, empresas de bens de consumo são grandes anunciantes e podem compor uma parcela expressiva de sua verba de mídia com uma operação de venda de ativos problemáticos”,diz. Hipoteticamente, se uma empresa tiver R$ 1 milhão para investir em publicidade e vender o estoque por R$ 500 mil, a Active pode, dentre outras possibilidades, oferecer para a gráfica que irá imprimir os tablóides promocionais o pagamento de R$ 1,3 milhão à vista e não R$ 1,5 milhão parcelado, como faria a indústria. É a partir deste tipo de alavancagem que a Active consegue obter seu lucro.

Horta não detalha margens e nem as propostas que faz às gráficas e emissoras de TV ao negociar contratos para a indústria, mas explica que as negociações são flexíveis. Pela aparente complexidade do negócio, a Active tem 25 clientes ativos, dos quais seis foram conquistados neste exercício.


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>