Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/12/2011 09:42 - Cestas de Natal vêm com bolsa exclusiva e mochila

Trabalhadores querem reconhecimento, e não brindes, afirma professor


As cestas de fim de ano distribuídas pelas empresas aos funcionários estão mais sofisticadas. Agora, elas incluem produtos duráveis e embalagens térmicas desenhadas por estilistas.

A designer Serpui Marie assina uma das sacolas que serão entregues a 1 milhão de pessoas neste ano. Trata-se da segunda experiência da profissional com a BRF Brasil Foods nessa área. As bolsas de mão de sua autoria chegam a custar R$ 500.

"É um mercado novo", afirma ela, que se diz "encantada" ao ver uma bolsa desenhada por ela sendo usada "na praia, no cotidiano".

As cestas "não têm mais só alimentos", conta Luana Fátima de Souza, 29, gerente corporativa de marketing da CBA, que vende kits para empresas presentearem funcionários. "Colocamos ingresso para cinema e brindes como copos e mochilas."

O que tem acontecido são trocas, diz ela. Para agradar ao trabalhador sem sair do orçamento, as fornecedoras podem incluir uma caixa de bombons e tirar um pacote de biscoitos, por exemplo.

As mudanças, porém, nem sempre são vantajosas. Para Adriano de Carvalho, 31, diretor comercial das Casas Máxima, que vendem cestas, só as embalagens ganharam um toque de sofisticação.

O preço médio dos kits natalinos vem caindo, afirma. "Antes a intenção era dar a ceia para o funcionário; hoje a empresa diz, simbolicamente, 'obrigada, feliz Natal'."

CULPA

O professor de marketing da FGV (Fundação Getulio Vargas) Roberto Raupp diz notar que as companhias buscam "cada vez mais um brinde diferenciado, algo único". "A empresa quer mostrar que vê que o empregado existe, mas isso é um pouco falacioso", ressalva. "Não acredito que melhore um clima organizacional ruim."

Os trabalhadores querem "reconhecimento, e não necessariamente um brinde. [Os kits] servem para expiar uma culpa organizacional, ou seja, 'fiz minha parte, estou dando alguma coisa'."

Hellen Lorenna Amâncio Reis, 23, que trabalha em uma metalúrgica mineira há seis anos, diz receber a cesta da companhia no fim do ano. "É praxe", afirma ela.


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>