Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

01/12/2011 10:03 - Marcas regionais são alvos de aquisições

Movimentação no setor mostra que grandes empresas focam as locais por se identificarem com o consumidor, além de preços mais acessíveis


A recente aquisição da fábrica de biscoitos Mabel pela americana PepsiCo, negociação estimada em R$ 800 milhões e a Marilan, fabricante de biscoitos de Marília, cuja venda poderá ser anunciada nos próximos dias para a PepsiCo, Bunge ou M. Dias Branco, marcam uma nova fase no setor de alimentos e bebidas. A exemplo do que ocorre no setor de farmácias, as marcas de atuação regional ganham força e viram alvo de compras de grandes empresas.

Este fato se torna relevante na pesquisa realizada pela Nielsen sobre a atuação de 12 categorias de marcas importantes — com destaque para alimentos e bebidas — no consumo do Nordeste.

A pesquisa mostra que as marcas regionais, que são as que têm 70% ou mais de volume alocado na região, crescem acima das nacionais. O estudo foi feito com base de dados de 2010 ante o ano anterior e destaca produtos como água mineral, café em pó, aguardente e biscoitos, cujas marcas regionais cresceram à casa dos 6,3% e as nacionais 1,2%.

O motivo da maior força dos produtos regionais são os preços, mais acessíveis à população local. “Quando a marca é local, ela interage com o consumidor local de forma direta”, afirma Thais Castro, analista de mercado da Nielsen.


Proximidade do varejo

Jaime Troiano, presidente do grupo Troiano de Branding, acredita que a vantagem logística das marcas regionais é outro fator fundamental, pois facilita a entrega nos locais em que as marcas atuam e, consequentemente, com redução de custos. “Um total de 34% do faturamento das categorias de alimentos, limpeza, higiene e bazar, provêm de marcas regionais”, afirma.

Um exemplo disso, segundo Troiano, é a marca de guaraná Jesus, que nasceu no Maranhão e, mesmo sendo comprada pela Coca-Cola em 2001, continua atuando com força, mas apenas regionalmentel. A marca de biscoitos Aymoré é outro exemplo, pois a fabricante mineira de biscoitos se associou à Danone em 1996 que, em 2005 anunciou uma aliança para fundir as atividades no ramo de biscoitos com a Arcor na Argentina, Brasil e Chile.


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>