Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/11/2011 11:45 - Marcas regionais invadem as gôndolas

Produtos têm preferência das redes.


A consolidação de marcas regionais em um contexto de mercado absolutamente globalizado continua sendo um desafio para profissionais de marketing de todo o mundo. Diferente do que se chegou a imaginar, quando grandes players começaram a conquistar o mercado global, produtos e prestadores de serviço originários de regiões específicas não perderam força. Pelo contrário, marcas locais chegam a representar a maior parte dos negócios de importantes redes varejistas.

De acordo com o diretor da Idéia Comunicação Empresarial e diretor associado do grupo Troiano de Branding, Levi Carneiro, uma rápida observação nas gôndolas mineiras retrata claramente a força das marcas regionais. "Quem conhece a economia mineira e os negócios de Minas sabe muito bem disso. Basta lembrar nomes como Itambé, Copasa, Localiza, Cemig, Drogaria Araujo, Fundação Dom Cabral, Arezzo e tantas outras para ficar claro que o Estado tem sido um grande construtor de importantes marcas. Muitas delas com atuação nacional e até internacional", disse.

Conforme um estudo da ACNielsen, as marcas regionais representam 34% do mercado brasileiro das categorias de alimentos, limpeza, higiene e bazar. Levantamento de outros institutos apontam nessa mesma direção.

No caso de Minas Gerais, a presença das marcas regionais nas mesmas categorias chega a 50%. "Isso significa que, além de uma vocação natural dos mineiros para construírem marcas duradouras, existe agora uma tendência que contribui e reforça esse caminho. Sem dúvida, isso é algo que merece reflexão e trabalho da parte de quem é profissional na área do branding e da comunicação das empresas do Estado", avaliou Carneiro.

Para o presidente do grupo Troiano, Jaime Troiano, a proximidade das marcas regionais em relação ao mercado, a facilidade logística em um país de dimensões continentais e a flexibilidade desses produtos são os principais fatores que justificam a viabilidade desse modelo de negócio. "Para os consumidores, a marca regional é uma bandeira da preservação da identidade local", disse.

Para Troiano, um aspecto decisivo para o êxito dos empreendedores regionais é a capacidade de atender as demandas pontuais das classes C e D. "Geralmente é um tipo de produto que considera e incorpora os traços e o saber local, em vez de pensar o mundo do ponto de vista de um escritório central e distante", avaliou.

Ainda segundo Carneiro, o momento é propício para os empreendedores mineiros criarem marcas de abrangência local. "As circunstâncias do mercado impulsionam e facilitam o sucesso dos trabalhos de branding desenvolvidos em regiões específicas. Quanto mais a marca entender e respeitar de fato o consumidor, quanto mais estiver próxima deles levando em conta as singularidades e diferenças do seu território de atuação, mais ela será reconhecida e se fortalecerá", afirmou.


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>