Geral
29/11/2011 08:10 - Estoques são motivo de cautela para lojistas
Enquanto o setor supermercadista projeta crescimento nas vendas para este fim de ano, os lojistas estão menos otimistas. Alguns reduziram o volume das encomendas, readequaram o mix de produtos e mudaram a estratégia na tentativa de fisgar o consumidor a um mês do Natal.
É o que fez o empresário Ewerton Starling, da Arquibancada Comércio de Artigos Esportivos Ltda, que depois de amargar uma retração de até 30% nas vendas no último trimestre não espera recuperação no Natal. "Se a gente comparar com 2010, a expectativa não é boa. Com o mercado desacelerado, tive que mudar a estratégia e fazer menos encomendas em relação ao ano passado", disse.
Com a baixa procura pelos produtos licenciados, o empresário se viu obrigado a diversificar o mix incluindo, em meio a artigos esportivos, produtos como acessórios e souvenirs, para atender ao mercado que nesta época do ano busca lembrancinhas, que podem impulsionar as vendas.
"A ideia é investir em itens mais baratos para ganhar na quantidade de vendas. Ao invés de comprar um produto por R$ 100, os consumidores podem optar por dois ou três objetos para presentear familiares ou colegas de trabalho durante o amigo oculto", explica o dono da Arquibancada Esportes.
Uma das conseqüências dessa frustração dos lojistas é a redução no número de vagas de temporários. Na TNG do Shopping Del Rey, ao contrário de anos anteriores, não houve reforço na equipe.
"Neste ano contratamos menos extras e optamos por trabalhar com a mão de obra interna, considerando que as vendas não estão concentradas apenas no Natal, mas vêm sendo distribuídas ao longo do ano", explicou o gerente Breno Caetano. Ele faz parte da parcela dos lojistas que esperam incremento nas vendas de pelo menos 25%. "Natal é sempre a mesma euforia, conforme venho observando ao longo de 13 anos trabalhando no shopping. As pessoas agora estão comprando muita roupa, não para dar de presente, mas para elas usarem, principalmente nas festas de fim de ano", disse.
Meta - Após amargar três anos de retrações nas vendas, com prejuízo de 14% de 2008 até 2010, a loja K9 do Shopping Del Rey aposta que este é o Natal da recuperação. Conforme a gerente Valeska Lima Campos, a diretoria da rede estimulou como meta um crescimento de 20%.
"Mas se a gente conseguir atingir um acréscimo de 5% vai ser muito bom", disse. Para isso, a K9 reforçou o estoque em 20%, colocou na vitrine nova coleção e ampliou o mix com acessórios que têm saída nesta época. "São objetos mais baratos, que atraem o público feminino, como bolsas, cintos e bijuterias", disse.
Para a gerente da Brasil em Gotas, Isabel Vieira Alvim, é preciso acreditar em boas vendas no Natal. Segundo ela, esse crescimento pode chegar a 30%, com reforço do estoque com mix de acessórios a partir de R$ 39, dando como opção presentes mais baratos. "Temos que apostar no otimismo. O que não podemos é achar que vai ser ruim e não fazermos nada. Assim, nada acontece mesmo. Estamos acreditando muito que teremos retorno neste ano", disse.
O empresário Marcelo Henrique de Almeida, presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Belo Horizonte (Aloshopping), confirma que a expectativa é de crescimento "mais comedido", na casa de 7%. Como em 2010 a situação esteve melhor, neste ano os lojistas estão mais cautelosos e, embora haja esse otimismo, ninguém exagerou no estoque", disse.
Expectativa do comércio
A expectativa do varejo para as vendas no mês de novembro no país é de alta de 3% em relação a novembro de 2010, aponta o Índice Antecedente de Vendas (IAV) do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), divulgado ontem. As projeções para dezembro deste ano e janeiro de 2012 são de crescimento do volume de vendas de 3,2% e de 5%, respectivamente, sobre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria