Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/11/2011 12:02 - M. Dias Branco, Bunge e Campbell estão no páreo por Marilan

Em um mercado estagnado, só cresce quem compra alguém. A regra está sendo seguida no setor de biscoitos, que movimenta cerca de R$ 7 bilhões ao ano no país e é marcado por empresas regionais e familiares. Depois da goiana Mabel, a bola da vez é a paulista Marilan, quarta maior fabricante de biscoitos do país. Conforme adiantou o Valor na edição de ontem, a PepsiCo é uma das interessadas e já realizou diligência na empresa. O Valor apurou que também estão no páreo a líder do setor M. Dias Branco e as multinacionais americanas Bunge e Campbell.

A Marilan contratou o banco BTG e o escritório Machado Meyer Sendacz Opice. Ontem foi a vez da Bunge realizar o mapeamento dos ativos e passivos da Marilan. Até o fim desse mês, também farão "due diligence" na fabricante de Marília (SP) a M. Dias Branco e a Campbell. A empresa espera receber as propostas até o próximo dia 15. O valor estimado do negócio pode superar R$ 500 milhões.

Para a PepsiCo, que acabou de comprar a Mabel, a aquisição da Marilan iria lhe render a segunda posição no ranking nacional, só atrás da M. Dias Branco. Já para a brasileira líder em biscoitos, a compra fortaleceria sua atuação no segmento, que vem despertando cada vez mais a atenção das múltis. Não só a PepsiCo decidiu embarcar de vez nos biscoitos, como também a Campbell's, que nem sequer opera no país.

A Bunge, no Brasil há mais de 100 anos, se mostra disposta a reforçar sua presença no varejo, com a entrada em uma nova categoria que tem total sinergia com o seu negócio. A empresa é uma das maiores exportadoras do agronegócio brasileiro. Líder nacional no processamento de trigo, a múlti tem forte atuação no mercado de óleos e margarinas. Entre as suas marcas, estão Delícia, Primor, Soya e Salada. Mas, na queda de braço com a PepsiCo, acabou perdendo a Mabel, vendida a R$ 600 milhões.

Com capital aberto, a M. Dias Branco também é uma empresa familiar, mas sua atuação vai muito além dos biscoitos. Dona das marcas Adria, Basilar, Isabela e Zabet, a companhia também fabrica massas, óleos, gorduras, margarinas e cremes vegetais. Atua também na moagem de trigo, o que lhe garante diferencial competitivo. Sua maior participação de mercado está no Nordeste, onde lidera com as marcas Fortaleza e Richester. O aumento de "market share" no Sudeste, com Marilan, seria estratégico.

Já a americana Campbell vem ensaiando o seu desembarque no Brasil. Já tentou levar a Etti, da Hypermarcas. Agora, negocia a Marilan. No balanço do ano fiscal 2011, a empresa reforçou que está em busca de oportunidades de crescimento em mercados emergentes na Ásia e na América Latina. No período, as suas vendas cresceram apenas 1%, para US$ 7,7 bilhões. Reconhecida mundialmente por suas sopas, a empresa tem um portfólio diversificado. Fabrica também biscoitos, pães, molhos, conservas e massas instantâneas.

Procurada, a Bunge informou que não comenta rumores de mercado, mesma posição de PepsiCo e Marilan. A reportagem não obteve retorno da Campbell até o fechamento desta edição. Já a M. Dias Branco negou sua participação no processo de venda da Marilan.

Fundada em 1957 pelo imigrante italiano Maximiliano Garla e sua mulher Iracema, a Marilan enfrentou revezes de mercado nos últimos anos. Em 2010, registrou queda de 0,3% na receita líquida, para R$ 380,9 milhões. O prejuízo aumentou 25% no período, para R$ 12,8 milhões. Desde a morte do executivo que presidia a empresa, Jaílton de Abreu, em agosto do ano passado, o comando está a cargo do filho do fundador, José Rubis.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>