Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/11/2011 11:58 - Publicidade terá retração no país em 2011

O setor de mídia no Brasil deve encolher em 2011. Descontada a inflação, o desempenho real do mercado, em relação ao investimento publicitário das empresas no país, já mostrava discreto sinal de perda de fôlego. Novos números, publicados em pesquisa internacional sobre o setor no mundo, indicam que essa desaceleração deve ter ganhado força no Brasil.

Levantamento da World Advertising Research Centre (Warc), que faz pesquisas mensais na área há 25 anos, informa que o investimento publicitário no Brasil deve se expandir 5,1% (nominal) em 2011, o que representa uma queda real de 1,5%. Os dados foram publicados pela empresa nesta semana.

Pesquisas recentes indicavam que mudanças no ritmo de expansão já estavam sendo percebidas pelo setor. De janeiro a abril, os gastos publicitários cresceram 6,6% em termos nominais e 3,4%, ao descontar a inflação do IPCA, segundo o Projeto Inter-Meios, realizado pelo Grupo M&M e pela PricewaterhouseCoopers. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 5,8% (nominal) e 0,4% (real).

Executivos ressaltam que a base de comparação elevada do ano passado, quando o segmento registrou alta real de 12% nos desembolsos, pesa nesse resultado. "O ano passado foi bom, tivemos a Copa do Mundo, então há um efeito estatístico nessa conta", diz Luiz Lara, presidente da Abap, que representa as agências. Ele ressalta, no entanto, que o setor no país tem um desempenho em linha com a forma como o Produto Interno Bruto (PIB) se comporta. E por isso, acaba reagindo a essas variações.

O indicador de investimento publicitário é o principal termômetro usado pelo mercado. É que as agências de publicidade no Brasil não divulgam os resultados de faturamento ou lucro anual.

Segundo material publicado pela Warc para clientes, os analistas entendem que o país sofre pressões inflacionárias altas neste momento, o que afeta indicadores de consumo. Essas pressões que reduzem a demanda interna são menores do que as verificadas nos países europeus, mas o Brasil não está completamente imune a variações no humor da economia com a crise do euro, segundo a Warc.

Entre os países analisados pela pesquisa, o Brasil é o único emergente com previsão de retração nos gastos publicitários em 2011- China, Índia e Rússia registram alta. Para 2012, a estimativa da Warc é que os gastos com publicidade no país cresçam 2,2% em termos reais, em cima da retração de 1,5%. Esse resultado equivale a um aumento nominal de 8% em 2012.

O desaquecimento do mercado no Brasil não se estende de forma uniforme. Ele é perceptível em algumas mídias e em alguns setores econômicos, segundo empresários. O segmento de rádio, listas e guias estaria percebendo mais fortemente a desaceleração, informa um publicitário ouvido pelo Valor. Na internet e TV aberta, há expansão real nos gastos com mídia.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>