Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/11/2011 11:53 - Preço não é tudo para consumidor brasileiro

Tecnologia e design ganharam mais peso na hora da compra, indica pesquisa da GfK

Não foi só o poder aquisitivo do brasileiro que mudou, cuja renda média, em 2010 chegou a R$ 4,5 mil.Oapetite por novas tecnologias vai representar R$ 51 bilhões em vendas de eletroeletrônicos. Em2005, as TVs de tela plana começavama conquistar espaço e a briga, quem diria, era com os televisores de tubo. Os celulares, ‘naquela época’, serviam basicamente para fazer e receber chamadas.

Hoje, o mínimo que se espera é que tirem fotos com qualidade, sejam capazes de receber e enviar e-mails além de acesso rápido à internet. Essa mudança de perfil está refletida na pesquisa “O Brasil no cenário mundial de bens duráveis - quem somos e o que compramos?”, divulgada ontem pela GfK Retail and Technology, empresa que realiza pesquisas de mercado de varejo e tecnologia. O estudo foi realizado entre os meses de janeiro e agosto deste ano em 10,7 mil pontos de vendas do varejo de todas as regiões brasileiras.

Trilhões de reais

Em 2005, o consumo brasileiro girou na casa de R$ 1,1 trilhão - contando-se aí, desde alimentos e vestuários até bens duráveis. Segundo os dados da GfK, a previsão de consumo deve chegar a R$ 2,4 trilhões, em2011, e os eletroeletrônicos vão responder por 2% desse total. Até agosto deste ano, as vendas do segmento cresceram 10%, ante 2010. Os produtos que merecem destaque são as TVs tela fina, smartphones e notebooks, segundo José Guedes, presidente da GfK no Brasil.

Guedes credita este crescimento não apenas ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e facilidades de acesso ao crédito e parcelamento. A velocidade com que a indústria coloca novos produtos no mercado, abre espaço para que a classe A e B substituam esses itens por versões mais modernas. Por outro lado, há os consumidores das classes C e D que se aproveitam dos bons preços das ‘coleções’ passadas, segundo Guedes.

A perspectiva para os próximos anos, segundo Simone Aguiar, diretora de negócios da empresa, é de aumentar ainda mais o volume nas vendas com os impulsos das redes sociais e dos clubes de compras. “Na internet, as pessoas compram por oportunidade, e nem sempre por necessidade”, diz.


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>