Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/11/2011 11:51 - PepsiCo vai dobrar investimentos no próximo ano

Fazer o Brasil subir da quarta à terceira posição no ranking da PepsiCo no mundo. Hoje, o país está atrás de Estados Unidos, México e Rússia. Essa é a meta da filial da companhia no país, segundo Olivier Weber, presidente da divisão de alimentos da PepsiCo para a América do Sul, Caribe e América Central. "Estamos trabalhando duro para que isso aconteça ainda no ano que vem, quando pretendemos dobrar os investimentos da PepsiCo no Brasil", afirmou Weber ao Valor ontem, após a teleconferência em que deu mais detalhes sobre a compra da goiana Mabel.

O valor da aquisição não foi confirmado mas, segundo fontes, seria de R$ 800 milhões. "É muito caro", diz um executivo do setor. "Isso representa 15 vezes o Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] da Mabel. Só vale se a PepsiCo estiver realmente se sentindo pressionada a mostrar resultados à matriz".

O Ebitda da Mabel, segundo o balanço de 2010, auditado pela KPMG, foi de R$ 51,6 milhões, com lucro líquido de R$ 20,6 milhões. A receita líquida somou R$ 426,7 milhões, 14% superior à de 2009. "Em uma aquisição, calcula-se sete ou oito vezes o Ebitda da empresa", diz o advogado Eduardo Boccuzzi, especialista em legislação societária. "A PepsiCo deve ter enxergado ganhos de escala e sinergias que justifiquem o valor", afirma.

Forte no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, a marca tem distribuição restrita no Sul e Sudeste, principais mercados da PepsiCo. "Nossa distribuição é complementar", diz Weber, ressaltando que a PepsiCo vai manter o nome Mabel. "Não temos uma marca forte para os públicos C e D, que são o foco da Mabel, mas também pretendemos investir na marca, levando-a para outras categorias", diz. A meta da múlti é repetir no país o sucesso da marca Gamesa, líder no México.

A Mabel é a sétima empresa no ranking nacional de biscoitos, mercado que movimentou R$ 7 bilhões em 2010. A líder é M. Dias Branco, com 23,4% (marcas Adria, Vatarella, Richester, Fortaleza, entre outras). Na sequência vêm Nestlé (9%), Kraft/Nabisco (7,3%), Marilan (6,6%), Bauducco (6,4%), Arcor (6,3%) e Mabel (6,1%). O mercado é caracterizado por empresas regionais. Estima-se que existam cerca de 400 fabricantes no país.

Segundo Weber, a PepsiCo avalia se vai transferir à Mabel a produção dos cookies da marca Quaker. Atualmente, a produção desse itens é terceirizada para a gaúcha Dauper.

Segundo Weber, a PepsiCo está redirecionando seus negócios no país, onde 40% das vendas vêm de bebidas e a maior parte de alimentos. A empresa quer se concentrar nos snacks e nos produtos de apelo saudável. Daí a venda recente da marca de pescados Coqueiro para a Camil. Dentro da nova estratégia, encaixa-se a compra da fabricante de biscoito argentina Dilexis em setembro. A Argentina é o país com o maior consumo per capital de biscoitos da América Latina.

Além da marca Mabel, a aquisição envolveu 5 fábricas de biscoitos e salgadinhos, em cinco Estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe). Os demais negócios do Grupo Mabel (R$ 400 milhões de receita líquida), segundo o deputado Sando Mabel, ex-presidente do conselho de administração, continuam com a família. "Vamos reforçar nossa atuação com a GSA Gamas Sucos e comprar outras empresas", disse.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>