Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/11/2011 12:21 - Para Procter & Gamble, crise não oferece riscos aos seus negócios

Em tempos de incerteza na economia internacional, o presidente da Procter & Gamble no Brasil, Tarek Farahat, não vê risco de desaceleração no consumo dos produtos que a empresa vende no país. "O Brasil tem uma estrutura boa, não deve nada a ninguém, tem uma classe C que é a base da economia e um sistema de crédito bem controlado", disse o executivo ontem no HSM ExpoManagement, evento de gestão realizado em São Paulo.

Farahat não vê risco para o setor de higiene pessoal, no qual atua a multinacional. "Durante uma crise ninguém vai parar de tomar banho ou escovar o dente", afirmou o executivo.

A P&G pode lançar mais marcas no país em 2012, segundo Farahat. "Ainda temos muito market share para ganhar", disse. Este ano a empresa trouxe ao país a marca Downy. Em 2010 chegaram Head & Shoulders, Olay, Naturella e Febreze. As marcas da P&G que mais vendem no país são Gillette e Pampers.

O presidente da P& G no Brasil destacou ontem a preocupação da filial brasileira em atender às necessidades de consumo do público de menor renda. Para atender às classes C, D e E, Farahat afirma que já entrou na rotina da empresa no Brasil a chamada inovação reversa, que é aprovada no próprio país emergente, em vez de vir pronta da matriz.

A P&G fez inovação reversa no Brasil com a fralda Pampers, um dos produtos mais vendidos no país. Há pouco mais de dez anos, a empresa percebeu que a marca tinha uma boa imagem no mercado, mas que muitas pessoas não compravam os produtos porque eram caros.

"Percebemos que o que as famílias queriam uma fralda com muita absorção, e não bonita. Fizemos o projeto, o preço caiu e passamos de 5% para 27% de participação no mercado", afirma o executivo. "É uma prova de que é possível inovar para as massas", completou.

Um processo semelhante foi feito com a marca Oral B, que criou escovas mais baratas, vendidas por cerca de R$ 2 em mercados de bairro, somente no Brasil e na Índia. Elas são oferecidas em várias cores diferentes, porque a empresa percebeu que muitas casas de classe baixa tinham somente um banheiro. Era preciso diferenciar as escovas de cada morador, já que elas dividiam o mesmo recipiente.

Para a estratégia dar certo não adianta perder muito em qualidade, segundo Farahat. "Vemos uma classe C muito consciente de valor", afirma.

De um ano e meio para cá, a P&G decidiu tirar a palavra "básico" de suas linhas mais baratas. As Pampers chamadas de básicas, por exemplo, viraram "Super sec", evitando a associação com baixo valor agregado.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>