Geral
10/11/2011 09:32 - Pequenas redes optam por fidelização
Supermercados de bairro reforçam investimentos em treinamento e bom atendimento.
Pressionados pela concorrência das grandes redes, os pequenos e médios supermercados de Belo Horizonte, que representam 65% do mercado, têm investido em treinamento e bom atendimento para fidelizar a clientela.
O Supermercados Horta, com sete lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aposta na proximidade com os clientes e em um mix enxuto para agradar e manter os mais de 100 funcionários trabalhando e quase R$ 20 milhões de faturamento anual. "Ninguém hoje quer fazer compras longe de casa, por isso atender bem o cliente que está perto de nós é imprescindível. Nossos funcionários são constantemente treinados para entender as necessidades dos consumidores e fazer um atendimento caloroso e personificado", explica o diretor comercial, Gumercindo Horta. Outra estratégia adotada pelo comerciante é ter sempre algum produto da cesta básica em oferta.
Manter os antigos funcionários e fidelizar os moradores do próprio bairro ou da região é uma estratégia comum. Além do Supermercados Horta, o Supermercado Prado, localizado no bairro de mesmo nome, na região Oeste da Capital, aposta na ação. De portas abertas há 35 anos, o Supermercado Prado, hoje com 34 funcionários, assistiu ao crescimento da cidade e da agressividade das grandes redes, não sem abalos, mas, também, sem desistir.
"Temos muitos clientes que conhecemos pelo nome. Quando passam muitos dias sem aparecer vamos visitar para saber se aconteceu algum problema. Tem gente que vem aqui até três vezes por dia. Então, ter funcionários que conheçam o cotidiano do bairro facilita a criação de uma atmosfera calorosa, rara em estabelecimentos muito grandes", comenta o proprietário do Supermercado Prado, Gilson de Deus Lopes. Além de conhecer o cliente é preciso saber ouvi-lo. Por isso Lopes mantém uma caixa de sugestões no estabelecimento, da qual tira novas opções para o mix e adequações na loja e no comportamento da equipe.
Mesmo com bom atendimento e proximidade, os empresários do setor dizem que não é possível competir sem apresentar um preço razoável para o consumidor. Entretanto, conseguir negociar com fornecedores em pé de igualdade com as grandes redes é impossível. Para tentar acabar com o problema, os pequenos estabelecimentos se unem em redes, a fim de conseguir poder de barganha e padronizar procedimentos de gestão em busca de qualidade e eficiência administrativa.
"Sozinho eu não era nem recebido pelos fornecedores. Só quando montamos a Rede Fácil, unindo outros pequenos comerciantes, é que passamos a negociar", explica Horta. O mesmo aconteceu com Lopes, que afirma não ter ilusões quanto ao peso do fator preço na escolha dos clientes. "Somente unidos podemos fazer frente aos grandes supermercados. Na Rede Valor ganhamos força sem perder as nossas características. Aprendemos novas práticas de gestão, negociamos com fornecedores sob o selo Valor, sem abandonar nossa bandeira", explica o proprietário do Supermercado Prado.
Buscar qualificação e profissionalização da gestão também é apontado pelos comerciantes como uma necessidade. Uma das opções é recorrer ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Estou a frente dos negócios desde 2003 e sempre tentei me manter atualizado. Agora participamos de um programa do Sabrae de gestão profissional. Vamos atrás de padronização dos procedimentos para reduzir a vulnerabilidade frente à concorrência", explica Lopes.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria