Geral
01/11/2011 11:13 - Na internet, usuário agora escolhe o comercial
Serviços de vídeo como Hulu e YouTube permitem ao usuário trocar a propaganda que está vendo ou até mesmo interrompê-la
Em um aparelho de televisão, a três metros de distância, comerciais são com frequência irritantes. Em um monitor de computador, a poucos centímetros de distância, eles são com frequência outra coisa: absolutamente invasivos.
Tanto o Hulu quanto o YouTube sabem que muitos de seus visitantes odeiam comerciais, mas seus modelos de negócios dependem em grande parte da publicidade. De modo que ambos vêm tentando tornar os comerciais online mais atraentes. E ambos seguem na mesma direção: oferecer aos espectadores online a chance de escolher quais comerciais assistir.
Neste mês, o Hulu introduziu um formato que dá aos usuários a opção de clicar em um botão "ad swap" (troca de anúncio) após um comercial começar e optar por substituí-lo por uma de duas ou três opções. Não quer esperar um comercial de companhia de petróleo? Então vá para o de uma provedora de celular ou uma fabricante de barbeador.
O sistema não é perfeito. Quando os usuários decidem ir para uma alternativa, eles já viram uma boa parte do primeiro anúncio. Começar um segundo significa um intervalo comercial mais longo.
Então, por que não retardar o início de um anúncio para deixar o usuário escolher primeiro? Comandado por Jason Kilar, o Hulu tentou precisamente isso com um formato mais antigo que ainda usa. Ele descobriu, contudo, que muitos usuários ficaram incomodados com o processo de ter de escolher ou esperar por uma opção automática. As pessoas também não ficaram contentes com opções que consistiam apenas de três variações de um produto, como xampus apropriados para cabelos finos, grossos ou encaracolados.
Quando apresentados ao mais novo formato de anúncio, usuários do Hulu podem escolher não clicar no botão para trocar comerciais e continuar assistindo o que for mostrado automaticamente. "Não queríamos transformar o uso do Hulu numa trabalhadeira", diz Jean-Paul Colaco, seu vice-presidente sênior para publicidade.
O Hulu também considera as seleções de anúncios pelos usuários como um feedback para um comercial se eles responderem a uma pergunta que pode estar acima do quadro: "Esse anúncio é relevante para você?" Ao gerar receita com anunciantes, o Hulu precisa aproveitar ao máximo seus comerciais porque ele tipicamente mostra apenas a metade dos minutos de anúncios para um dado programa que seriam mostrados na televisão.
Para um programa de "meia hora", que na verdade ocupa 22 minutos, ele mostra quatro minutos de comerciais em vez de oito. Mas esses quatro minutos podem parecer tão longos quando os oito porque incluem um comercial que passa antes mesmo de o programa começar, depois três intervalos comerciais durante o programa.
O Hulu oferece outros formatos a anunciantes também. Num deles, os espectadores têm a seguinte opção no início: encarar um comercial de 2,5 minutos no começo e mais nenhum outro, ou assistir da maneira usual. Outro formato oferece a opção de jogar um teste de conhecimento ou um quebra-cabeça patrocinado por um anunciante.
Alternativas. O YouTube também está oferecendo formatos que dão a usuários uma opção, incluindo um em teste final que oferece uma opção entre três comerciais. Ele está sendo testado somente em vídeos de formato longo do YouTube, que demoram pelo menos 10 minutos. O formato ainda não atraiu anunciantes suficientes para ser usado com um número significativo de vídeos.
Para vídeos mais curtos, o YouTube oferece um formato de anúncio "skippable" (que podem ser pulado). Isso permite que um usuário encerre o anúncio após cinco segundos, sem haver nenhuma substituição. / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria