Geral
25/10/2011 08:47 - Mexicana Femsa quer expandir negócios no Brasil
O grupo estuda abrir a sua rede de conveniências Oxxo no país e quer inaugurar fábrica de refrigeradores
A mexicana Femsa, principal acionista da Coca-Cola Femsa, planeja expandir seus negócios no Brasil. O crescimento ocorrerá em ao menos dois segmentos nos próximos anos: o das lojas de conveniência Oxxo e o da fabricante de refrigeradores comerciais Imbera.
Existe ainda a possibilidade da compra de franquias no país. "Não temos um nome definido, mas estamos em busca de oportunidades", diz José Antonio Fernandéz Carbajal, presidente do conselho de administração e diretor-geral-executivo da Femsa. Segundo Carbajal, há diversas possibilidades de negócios no Brasil. "Queremos chegar com a Oxxo em menos de cinco anos", afirma. No caso da Imbera, empresa da Femsa Insumos Estratégicos, o prazo é menor. A companhia estuda a abertura de uma nova fábrica em até três anos no Nordeste.
"Atualmente, fabricamos 30 mil refrigeradores por ano no país. A meta, em cinco anos, é chegar aos 150 mil", de acordo com Mariano Montero, diretor de insumos estratégicos da Imbera. Essa será a segunda fábrica no país. A empresa inaugurou, em 2010, unidade em Itu (101 km de SP) com investimento de US$ 13 milhões. A Imbera está presente ainda no México e na Colômbia.
A companhia pretende também tornar as unidades locais fornecedoras de exportações para Argentina e África. "No entanto, o câmbio valorizado é uma preocupação. Estamos estudando."
PADARIAS
O prazo de abertura da Oxxo no país foi determinado para que a Femsa possa estudar as diferenças entre os consumidores mexicanos e brasileiros. Em 2008, a empresa já tinha planos de vir para o Brasil.
Uma das preocupações é com as padarias, concorrentes potenciais do modelo da loja. "Há hábitos culturais que precisam ser analisados para que façamos adaptações", diz Manuel Filizola, diretor financeiro da Oxxo.
A rede é líder no México. Além de seu país de origem, está presente na Colômbia há cerca de dois anos. São mais de 9.000 lojas. A companhia também quer fazer no Brasil uma loja de conveniência diferente das que já existem no país. "Queremos abrir uma loja de bairro, com mais variedade e com preços mais acessíveis."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria