Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

17/10/2011 12:35 - Parcerias com varejistas e Samsung mudam setor

Uma combinação de parcerias com redes varejistas para vendas a prazo, custos de produção mais baixos e oferta de equipamentos mais sofisticados - substituindo os tradicionais computadores de mesa - permitiram a grandes fabricantes como Positivo Informática, Hewlett-Packard (HP), Dell e Samsung dominar o mercado brasileiro de PCs. Há cinco anos, as dez principais marcas respondiam por 27% das vendas do setor no país. Atualmente, eles dominam 63% do mercado, de acordo com a consultoria IT Data.

Alex Ivanov, gerente da unidade de negócios de TI da GfK Retail & Technology, considera que um dos fatores que mais favoreceu essa expansão foram as parcerias firmadas com o varejo, principalmente o setor de autosserviço (como hipermercados e lojas de departamentos). Essas redes vendem os equipamentos a preços mais baixos e com prazos de até 12 meses - uma estratégia difícil de ser imitada por lojas especializadas e pequenos varejistas.

Como resultado, as vendas por esses canais passaram a representar 30,6% do mercado de PCs, ante 24,8% no ano passado. "O que chamou mais a atenção no setor foram as parcerias com o varejo e a entrada de um grande competidor", afirma Ivanov.

O "grande competidor" foi a Samsung, que começou a competir no país em 2009 com notebooks. "Além dos computadores, 75% dos componentes são de fabricação própria, o que aumenta nossa competitividade" afirma Tony Firjam, diretor da divisão de TI da Samsung. Em julho deste ano, segundo dados da GfK, a empresa detinha 19,6% de participação de mercado e a meta é dobrar esse número em 2012, para 10 milhões de unidades, diz Firjam. O crescimento, afirma o executivo, deve-se em parte aos acordos com varejistas.

Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática, diz que a isenção de PIS e Cofins para computadores, a expansão da classe média e as vendas a prazo no varejo foram decisivas para a expansão dos grandes fabricantes. Ele afirma que cerca de 70% das vendas do varejo são feitas a prazo. "A aposta no varejo, em 2004, foi um divisor de águas para a empresa", diz.

Luiz Mascarenhas, diretor da área de consumo da HP, afirma que os acordos com supermercados ganharam importância em suas vendas de notebooks. "Existe uma preferência no Brasil pelas vendas a prazo e com cartão de crédito, tanto no autosserviço quanto em sites e nas lojas próprias", diz Fabiana Marcon, diretora de marketing da Dell no Brasil.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>