Geral
10/10/2011 11:26 - Indústria de alimentos brasileira aumenta participação no exterior
Empresas se mobilizam para enfrentar as barreiras comerciais existentes e conquistar os consumidores globais
Em um mercado cada vez mais global e competitivo, o Brasil tem intensificado seus esforços para ampliar sua presença e conquistar mais espaços. Embaladas pela boa imagem do País no mundo, as empresas e entidades brasileiras investiram forte em sua exibição na Feira Anuga 2011, considerada vitrine mundial da indústria de alimentos. Em seis pavilhões, 160 marcas do País ocupam 3.540 metros quadrados em estandes coletivos organizados pela Agência Brasileira de Promoção da Exportação e do Investimento (Apex-Brasil), na maior participação já realizada na cidade de Colônia, na Alemanha. Além dessas, outras grandes companhias, especialmente da área de carnes, como BRF e JBS, ocupam amplos espaços.
“O mundo olha o Brasil com olhos muito abertos porque identifica o grande produtor de alimentos mundial e não vamos abrir mão da responsabilidade de alimentar o mundo”, define o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, presente na Anuga. O setor de aves busca consolidar ainda mais sua liderança global. Hoje o Brasil é o maior exportador, com 42% do mercado mundial com um volume próximo a 4 milhões de toneladas, em constante crescimento quantitativo e principalmente financeiro. As estimativas são de que a receita cresça 20% no ano, contra até 3% nas vendas.
Mas para se manter nesse patamar, os investimentos são grandes e as lutas a enfrentar são ainda maiores. Além dos subsídios garantidos pelos países europeus a seus produtores e barreiras sanitárias, há aspectos ambientais e de bem-estar animal que são colocados no debate. A Ubabef tem investido na informação, procurando provar ao consumidor europeu que suas granjas emitem 9% menos CO2 do que as francesas e inglesas, além de sua concentração de animais por metro quadrado ser menor - 35 galinhas no Brasil e 39 na Europa.
A crise econômica que aflige os europeus e reduz o poder de compra e, consequentemente, os negócios, é tratada como uma aliada para conquistar os consumidores do continente que melhor paga pelos produtos. A ideia é mostrar que o Brasil produz por um preço menor, já que as famílias europeias pagam € 4 bilhões por ano em função dos subsídios concedidos aos seus agricultores.
Outro gaúcho que lidera a luta por maior espaço de produtos made in Brazil é Antonio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). “A Europa blinda o Brasil e tem tido sucesso até agora com barreiras comerciais travestidas de sanitárias”, define. A Abiec está finalizando os detalhes de um painel que irá solicitar na Organização Mundial do Comércio (OMC). O primeiro ponto a ser questionado refere-se a não observância de um acordo de compensação relativo à cota Hilton. O outro é a limitação de um número de propriedades aptas a exportar para a União Europeia.
A batalha pelo mercado europeu se justifica, segundo o dirigente, por ser a única alternativa para cortes nobres, que melhor remuneram os produtores. Para os produtores gaúchos, é o consumidor interessado em carnes com maior teor de gordura, característica do gado de origem europeia criado no Estado. Para usar essa vantagem, ele alerta que ainda falta padronização no gado levado ao abate.
Missão gaúcha prospecta negócios e atrai interesse de importadores
O vinho branco produzido a partir de uvas da variedade Gros-manseng em Caxias do Sul deve chegar a Singapura em 2012. Essa é a expectativa do diretor técnico da Vinícola Ferdinando Zattera, Ruy Vogt, a partir dos contatos realizados por importadores do país. A bebida foi desenvolvida com foco neste mercado, no qual há grande consumo de alimentos agridoces. A primeira produção deste vinho chega ao varejo gaúcho em dezembro. A meta é produzir 10 mil garrafas por ano. Além disso, o vinho tinto merlot da vinícola deve chegar à Polônia. “Esses mercados buscam produtos diferenciados e por isso investimos em rotulagem e design”, diz Vogt, que tem o apoio do Sebrae/RS para participar da Feira Anuga 2011.
As cachaças gaúchas também fazem sucesso na Alemanha. As cachaçarias Weber Haus e Casa Bucco passam o dia oferecendo a bebida para degustação e, principalmente, destacando seu produto para os compradores que percorrem a feira em busca de novidades. Para vencer, os concorrentes investem na parceria e trocam informações. Enquanto Moacir Menegotto, da Casa Bucco, é mais hábil no inglês, Evandro Weber, da Weber Haus, é fluente em alemão e um socorre o outro nas negociações, que já resultaram em contratos fechados. Além do Sebrae/RS, eles contam com o apoio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento e da Apex-Brasil.
Para enfrentar o mercado externo, MPEs como a Vinícola Ferdinando Zattera, Weber Haus ou Casa Bucco contam com o suporte do Sebrae/RS em sua preparação. “Antes da viagem é preciso realizar todo um planejamento e focar exatamente nas possibilidades de negócios, consciente das peculiaridades de produtos que a Europa quer, já que aqui tem de tudo e o que buscam é a inovação”, diz o diretor administrativo e financeiro do Sebrae/RS, Marcelo de Oliveira Ribas. O importante é vencer as barreiras e é o que Vogt pretende fazer, planejando retornar dentro de dois anos à Anuga não só como visitante, mas como expositor.
Veículo: Jornal do Comércio - RS

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria