Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/10/2011 09:14 - Com Brasil, Gallo quer 3º lugar em 2013

A Gallo, dona do azeite de mesmo nome, quer se preservar das críticas de consumidores, principalmente dos que estão além-mar. A empresa está investindo R$ 12 milhões para divulgar uma nova apresentação do produto, que é fabricado e envasado em Portugal. Por ser mais escura, a nova embalagem de vidro impede a oxidação do azeite quando exposto à luz. A iniciativa é uma reação a algumas reclamações de clientes quanto a um "sabor estranho" do produto.

"Queremos assegurar que o azeite chegue à casa do consumidor com a mesma qualidade que saiu de Portugal", disse ao Valor Pedro Cruz, presidente da Gallo, multinacional portuguesa que é resultado de uma associação entre a Unilever (55%) e o grupo varejista Jerónimo Martins (45%). A preocupação se justifica: sozinho, o Brasil representa 40% das vendas da Gallo, que faturou mais de € 120 milhões no mundo em 2010. O montante supera até mesmo o consumo na "terrinha": Portugal responde por 30% do faturamento da marca, presente em 47 países.

"A partir das reclamações que tivemos no Brasil, observamos que o produto havia sido mantido no supermercado à exposição constante de luz por uma ou duas semanas, o que comprometeu o seu sabor", afirma Cruz.

O crescimento no Brasil é fundamental para que a múlti portuguesa saia do quinto para o terceiro lugar no ranking mundial dos azeites até 2013 (hoje, as primeiras são a italiana Bertolli, a espanhola Carbonell e as também italianas Carabelli e Filippo Berio). O investimento de R$ 12 milhões envolve a campanha de marketing que estreia em novembro, capitaneada pela Almap BBDO. No desenvolvimento da embalagem, adotada globalmente, na adaptação da produção e no novo logotipo da marca - um galo cantando - foram aplicados € 5 milhões.

No Brasil, onde já são vendidos vinagre balsâmico e azeitonas da marca, a Gallo testa produtos, como a pasta de azeitona. "Nos últimos quatro anos, procuramos diversificar nossa atuação", diz Cruz. Segundo ele, a nova embalagem não trouxe aumento de custos. "Compensamos o investimento com o processo produtivo, já que a nova garrafa permite até 60% do uso de vidro reciclado", afirma.

O mercado de azeite movimentou R$ 830 milhões no país em 2010, com aumento de 12,5% das vendas em volume e 5% em valor, segundo a Nielsen. Além da preocupação com o bem-estar - o azeite é rico em ácidos graxos, que ajudam a manter a saúde do coração -, as vendas foram puxadas pelo câmbio favorável, já que a grande maioria dos azeites é importada.

"Uma série de novas marcas invadiu o mercado nos últimos meses, e o aumento da concorrência tem feito a categoria crescer mais em volume do que em valor", diz o analista da Nielsen, Lucenildo Barros. No Brasil, existem cerca de 200 marcas de azeite. Entre as principais rivais da Gallo estão a também portuguesa Andorinha e as espanholas Borges e Carbonell.

O país está longe de ser um dos maiores consumidores de azeite do mundo. Segundo Pedro Cruz, o consumo per capita nacional está em 250 miligramas de azeite por ano. Em Portugal e na Espanha, são sete e 11 quilos ao ano, respectivamente. Na Itália, são 14 quilos ao ano e, na Grécia, 21 quilos per capita. Até os americanos consomem mais do que os brasileiros: um quilo ao ano por pessoa. "Sinal que existe muito espaço para crescer por aqui", aposta Cruz.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>