Geral
07/10/2011 11:00 - Ferreira Costa, de PE, investe em expansão
A Ferreira Costa não foge, definitivamente, ao tradicional estilo recôndito adotado pela maioria das grandes varejistas de material de construção, hoje mais conhecidas por home centers. Ainda mais se considerados os longos anos de existência da rede pernambucana, passada de pai para filho desde 1884, quando foi fundada no município de Garanhuns, no agreste do Estado. Some-se a isso o interesse crescente das gigantes do setor pelo mercado do Nordeste, região onde a economia cresce acima da média nacional nos últimos dez anos, puxada especialmente pelo consumo das famílias.
"Os grandes estão de olho, estão rondando", disse Guilherme Ferreira da Costa, bisneto do fundador da rede e seu atual diretor-superintendente, ao justificar a escassez de dados que repassaria. A Ferreira Costa é considerada a maior varejista do Nordeste e a oitava do Brasil pelo ranking da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Para proteger sua posição em um mercado tradicionalmente competitivo - e cada vez mais atraente para as grandes redes do Sudeste -, a empresa está investindo em expansão.
Devido à ainda grande pulverização do varejo de materiais de construção, a Ferreira Costa é líder regional com apenas três lojas, embora todas de porte respeitável. Juntas, as unidades de Garanhuns, Recife e Salvador somam uma área de vendas superior a 40 mil m², onde trabalham 1,8 mil pessoas. Nos primeiros meses de 2012 será inaugurada a segunda loja no Recife, esta com 16 mil m² de área de vendas, tamanho suficiente para torná-la a maior do Brasil segundo Guilherme, que relutou em revelar o valor do investimento: R$ 80 milhões. Outra unidade da mesma envergadura começará a ser erguida em breve, em um Estado nordestino que o executivo não quis revelar.
Porém, ao falar sobre a cadenciada estratégia de crescimento para os próximos anos, Guilherme mencionou a necessidade de uma segunda unidade na Bahia, Estado onde a Ferreira Costa ocupa a vice-liderança no ranking da Anamaco, atrás da Comercial Ramos. Por outro lado, o diretor revelou que não há grande inquietação em consolidar uma posição exclusiva de rede genuinamente nordestina. "A tendência é que caminhemos em direção ao Sul, onde o mercado é mais consistente. Além do que, quase todo o nosso abastecimento vem de lá", explicou, referindo-se à importância competitiva de custos reduzidos de logística.
Além do potencial consumidor, Guilherme explica que a expansão para novos mercados depende obrigatoriamente de se encontrar um bom endereço para as lojas. Em tempos de construção civil aquecida e construtoras capitalizadas por ofertas de ações, é cada vez mais difícil achar um ponto interessante. "Está realmente complicado encontrar, ainda mais pelo fato de que o nosso negócio exige terrenos bastante grandes", explicou.
A expansão da Ferreira Costa está sendo financiada com recursos próprios e empréstimos de instituições federais, basicamente Banco do Nordeste e BNDES. Captações via bolsa de valores ou atração de sócios ainda são vistas com muitas reservas na empresa, apesar de Guilherme reconhecer os benefícios dessas operações em termos de custo de crédito. "Ainda somos pequeninos pra isso. Vamos crescer, ganhar porte e, quem sabe um dia...", disse o executivo.
Apesar da intenção de continuar fechada e familiar, a rede pernambucana está profissionalizando a gestão, com contratação de executivos de fora e preparação dos herdeiros, com MBA no exterior. A família não pensa em se afastar do comando.
A empresa informa que vêm apresentando crescimento anual médio de vendas de 15%, mesmo desempenho esperado para 2011. "Às vezes se tem uma impressão equivocada de que o setor de material cresce no mesmo ritmo da construção civil, o que não é verdade", observou o executivo. "Acontece que as construtoras costumam comprar direto da fábrica", acrescentou.
Enquanto ele falava à reportagem do Valor, circulava pela loja e pelas dependências administrativas Cyro Ferreira da Costa, 80 anos, neto do idealizador do negócio e atual presidente. "O negócio dele é esse: conversar com fornecedores, funcionários, acompanhar tudo de perto", contou Guilherme sobre o pai. De estilo ainda mais recluso, o patriarca ouviu, sem esboçar reação, as explicações sobre a entrevista concedida "dentro dos parâmetros de discrição da empresa". Em nome da manutenção deste semblante sereno, o faturamento da Ferreira Costa não foi divulgado.
Varejista amplia espaço de eletrônicos
Com maior disponibilidade de espaço e instalada em uma área residencial, a nova loja da rede Ferreira Costa na capital pernambucana vai dispor de mais espaço para o segmento de eletrônicos e eletrodomésticos. A decisão estratégica de elevar a oferta desses produtos tem agradado principalmente os fabricantes, dispostos a depender menos de gigantes como Casas Bahia, Magazine Luiza e Máquina de Vendas.
Segundo fontes da indústria de eletrodomésticos, a Ferreira Costa é a primeira rede do Nordeste a apostar com força neste segmento, bem mais consolidado nos maiores home centers do Sudeste. "Em São Paulo, redes como Telhanorte e C&C já são bastante fortes nisso. Aqui [Nordeste] está começando agora. Para a indústria, é ótimo".
Segundo o diretor-superintendente da Ferreira Costa, Guilherme Ferreira da Costa, a rede tem conseguido competir em preços com as gigantes, apesar dos volumes menores. "A nossa presença agrada a indústria", afirmou.
O valor da marca centenária já levou os comandantes da rede pernambucana a enveredar, no passado, por outros negócios, como a produção de peças pré-moldadas de concreto e mineração. Atualmente, o máximo de diversificação está em negócios diretamente atrelados aos home centers, como a oferta de serviços automotivos, disponíveis em todas as lojas da Ferreira Costa.
As já consagradas listas de casamento online também integram o portfólio, que não deve ir muito além disso. "Estamos concentrados no negócio de home center e assim vamos continuar", garantiu o executivo. (MC)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria