Geral
29/09/2011 11:25 - Em crise, hipermercado busca Nordeste
Com modelos adaptados, varejo experimenta abrir grandes unidades em mercados menos consolidados
Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar 30 lojas com foco no Nordeste e no Centro-Oeste; Walmart quer cidades menores
As redes de varejo encontram em mercados menos consolidados força para expandir os hipermercados, mostrando que ainda há espaço para esse modelo de negócios no país.
A escassez de terrenos grandes e baratos somada às mudanças de hábitos dos consumidores têm dificultado a abertura das lojas maiores em regiões com varejo maduro. Cidades do Centro-Oeste e do Nordeste servem de alternativa para manter o crescimento.
O Grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar 30 unidades de grande porte nos próximos três anos, com foco nessas regiões, mesmo número previsto para os supermercados. Das últimas 9 inaugurações de hipermercados da rede, 6 ocorreram no Centro-Oeste e no Nordeste.
A eficácia do modelo foi um dos pontos principais na disputa entre Casino e Pão de Açúcar. O sócio francês usou como uma das justificativas para a recusa da compra do Carrefour a avaliação de que o investimento em unidades grandes era equivocada.
"O hipermercado tem sido modernizado e adaptado à nova realidade, chegando mais e mais a cidades menores. Continua sendo um dos nossos principais focos de atuação", afirma o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha.
A rede abriu sete hipermercados em 2010 e, para este ano, planeja mais dez. Entre as cidades com inaugurações, está Juazeiro do Norte (CE).
O varejo local também encontra novos mercados para expandir a modalidade.
O GBarbosa, com sede em Sergipe, abriu desde o ano passado cinco hipermercados no Nordeste, como na cidade de Lauro de Freitas (BA).
Na rede Condor, do Paraná, as inaugurações de hipermercados em Castro e São José dos Pinhais vão fazer o modelo superar o número de supermercados do grupo.
COMPACTOS
Para chegar a esses mercados e manter o modelo viável, as companhias adaptam. Unidades que costumavam ocupar até 10 mil metros quadrados havia cinco anos, têm atualmente até 7.000. Surgiu também o "hipercompacto", com cerca de 4.000 m².
"O crescimento dos hipermercados foi mais lento durante algum tempo, enquanto fazíamos essa revisão. Fomos obrigados a reduzir", afirma José Roberto Tambasco, vice-presidente-executivo do Grupo Pão de Açúcar.
A modalidade, que costumava abrir somente em cidades com mais de 600 mil habitantes, agora chega a locais com 250 mil.
Com maior oferta de serviços, as lojas são reconhecidas como centros de entretenimento nesses municípios.
As salas de cinema no Condor de Paranaguá (PR) são ponto de encontro no fim de semana. "Foi um sucesso total. Pretendo repetir esse tipo de atração", diz o presidente da rede Pedro Joanir Zonta.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria