Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/09/2011 09:20 - Carrefour fecha 14 lojas e encerra plano de encolhimento no país

O Carrefour no Brasil concluiu o processo de fechamento de lojas deficitárias no país, como parte de seu último plano de reestruturação conduzido pelo comando há cerca de um ano. Oito supermercados da bandeira Carrefour Bairro, localizados no interior de São Paulo, foram fechados na segunda-feira. Quatro eram em Ribeirão Preto, que passa a ter um ponto apenas.

No total, desde que começou a fechar pontos no país, quatro semanas atrás, 14 lojas da rede pararam de funcionar. As lojas próprias que foram fechadas serão vendidas, num total de dez pontos, apurou o Valor.

Existem redes de médio e grande porte interessadas. Entre aquelas que estudam a possibilidade de ficar com alguns pontos estão a Cencosud e o Zaffari, apurou o Valor. As redes negam o interesse.

Desde que o grupo francês trocou quase toda a linha de frente da empresa no país, em julho de 2010, quando a matriz descobriu um rombo bilionário nas operações, a subsidiária fechou vinte lojas, entre supermercados e hipermercados. Segundo a companhia, atualmente o Carrefour opera com 103 hipermercados, 41 supermercados e 74 lojas Atacadão no país. Há um ano, eram 115 hipermercados, 49 supermercados e 59 pontos Atacadão.

Oito das 14 unidades fechadas são pontos adquiridos da rede Gimenez há dois anos. O Carrefour pagou R$ 45 milhões pelas dez lojas da Gimenez, incluindo dois pontos localizados em São Carlos (SP) - os únicos ainda em operação. "A Gimenez estava mal há pelo menos cinco anos. Quando o Carrefour comprou as lojas, eles sabiam que a reestruturação levaria mais do que dois anos. Faltou paciência porque falta dinheiro. Eles precisam colocar a casa em ordem e não podem esperar mais", conta um ex-executivo da rede.

O Carrefour já conduziu uma série de mudanças na forma de operar no país na última década. Desde o início de 1999, a rede teve cinco presidentes, incluindo o atual, Luiz Fazzio. Equivale a um novo comando a cada dois anos e meio. Cada um imprimiu um ritmo próprio e uma gestão com características bem particulares. Um bom exemplo estava na política de "efeito compensatório das lojas", conta um antigo diretor.

"Anos atrás, eles viram que as lojas que eram muito boas podiam compensar aquelas que andavam de lado. Para que a conta fechasse, cortavam custos e investimentos nas lojas boas, para que o retorno fosse cada vez mais alto e compensasse as ruins", conta ele. "Isso até acontece bastante no varejo, mas o resultado é sempre ruim. Consumidor gosta de loja nova e boa. Eles perceberam que a estratégia foi um tiro no pé".

Outra questão discutida pelo mercado foi o modelo de operação das lojas do Carrefour no país. "Uma hora, um presidente defendia a centralização nos processos [o produto era entregue da fábrica direto para as lojas] e, depois descentralizavam tudo de novo. Perceberam tarde que centralizar era melhor", diz um fornecedor de alimentos da rede.

A reorganização atual dos negócios, comandada há um ano, tem como pano de fundo a perda de rentabilidade operacional da cadeia no país. E a necessidade de a empresa alinhar a sua estratégia com aquela definida globalmente.

Até o final de 2010, o Carrefour registrava margem operacional inferior ao do concorrente Grupo Pão de Açúcar. Além disso, a rede não estava seguindo a mesma cartilha mundial, mais focada em serviços e com lojas menores.

Nesse processo de ajustes, a rede foi informada ontem que a loja do shopping Center Norte, que fatura R$ 5,3 milhões ao mês, pode ser fechada alguns dias.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>