Geral
23/09/2011 10:38 - Pão de Açúcar retoma expansão do Extra Fácil
Em três anos, rede de mercado de bairro do grupo vai saltar de 67 para 370 lojas. Também serão abertas 60 unidades, entre super e hipermercados
Os executivos do Grupo Pão de Açúcar finalmente encontraram um caminho para o formato de lojas de conveniência do grupo, o Extra Fácil. Nos próximos três anos a companhia vai mais que quintuplicar o tamanho da rede de mercados de bairro, chegando a cerca de 370 unidades. No período também serão inaugurados 30 hipermercados, 30 supermercados, além de 60 pontos de venda sob a bandeira Assaí, de atacarejo.
Criado em 2007, o Extra Fácil, atualmente com 67 lojas, estava sem um plano de expansão definido pois os executivos do grupo ainda tentavam entender o que o consumidor queria deste modelo de loja. “O cliente deste formato não deseja apenas uma mercearia. Ele necessita de uma padaria maior dentro da loja e um açougue com mais serviços”, diz Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do grupo Pão de Açúcar. Para comportar as mudanças, os pontos de venda passarão de 250 metros quadrados para até 350. Cinco unidades já operam neste novo formato.
Este ano, a companhia se dedicou à conversão das bandeiras Sendas e CompreBem em Extra e deixou a abertura de novas lojas para segundo plano. Neste período, algumas mudanças foram implementadas no Extra, como o aumento da área de perecíveis. “Em 2012 vamos focar na expansão orgânica, ou seja, na abertura de lojas”, diz Bethlem. Em 2010 o grupo investiu R$ 1,2 bilhão em expansão e quer encerrar 2011 com cerca de R$ 1,4 bilhão investidos.
Logística
Assim como seus concorrentes, o grupo Pão de Açúcar também está preocupado com logística. Segundo as empresas de comércio, as transportadoras que atuam no Brasil não estão dando conta do aumento das vendas do segmento. Em busca da melhor opção para suas entregas, o Pão de Açúcar contratou uma consultoria para saber qual modelo deve ser seguido: logística própria ou terceirizada. Hoje 197 transportadoras, comum total de 1,7 mil caminhões, fazem as entregas dos produtos da companhia. Quando o grupo se associou à Casas Bahia também incorporou a frota própria da varejista, de 2,4 mil veículos.
“O mais provável é que o grupo opte por trabalhar com um modelo híbrido”. O parecer da consultoria ficará pronto até o final do ano.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria