Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/09/2011 11:23 - Embalagens: com foco em perfumaria, SGD se volta para decoração

Impulsionada pela sofisticação do setor de perfumaria e cosméticos e pelo grande número de lançamentos no país, a fabricante de frascos de vidro SGD está ampliando sua área de decoração. Cerca de R$ 8 milhões estão sendo investidos na compra de três máquinas e dois fornos neste semestre. Esses investimentos fazem parte de um total de R$ 70 milhões que a multinacional vai aplicar na expansão de seus negócios no Brasil, considerado um potencial líder mundial no setor de beleza.

O plano da empresa é elevar a capacidade interna de decoração de frascos, reduzindo a dependência dos fornecedores. "Os setor de perfumaria brasileiro está mais exigente e quer um nível de controle maior dos produtos que utiliza", afirmou ao Valor o diretor-geral da SGD, André Liberali. Para ele, as empresas buscam maior agilidade e praticidade na hora de comprar a embalagem pronta e o relacionamento com vários fornecedores que fazem a pintura muitas vezes dificulta as negociações.

Para atender empresas de grande porte como a Natura, a Avon e o Boticário, a capacidade interna de decoração da SGD - que hoje não passa de 30% das unidades vendidas pela companhia - deve alcançar o patamar dos 70% em dois anos. Em meados do ano que vem as obras para a ampliação da área de decoração já estarão concluídas. Neste momento, a capacidade de fabricação de frascos de vidro da companhia também já terá sido ampliada - de 1,3 milhão de unidades por dia para 2,6 milhões de unidades diárias. Os investimentos serão bancados por recursos vindos da matriz na França, pelo caixa próprio da subsidiária e por financiamentos.

Desde quando surgiu, há quatro anos, o grupo originado a partir do desmembramento do negócio voltado para as áreas farmacêutica e perfumaria da francesa Saint-Gobain (cujo foco atual são as garrafas de vidro para bebidas) investiu um total de R$ 30 milhões no Brasil.

"É uma aposta alta que estamos fazendo neste momento no país", explicou o executivo. Com faturamento de € 550 milhões em 2010, o grupo francês tem, além do Brasil, subsidiárias na Espanha, Alemanha, China e EUA.

No contexto da crise europeia, a multinacional está se voltando para os países emergentes. A unidade brasileira, que em 2007 representava 5% dos resultados globais da empresa, hoje representa 10%. O faturamento da unidade avançou 50% nesse período. Segundo as projeções de Liberali, com esses investimentos, o Brasil pode chegar a ter uma participação de 15% nos resultados da multinacional em 2013.

"Acreditamos que seremos um caminho natural para as empresas internacionais de perfumaria e cosméticos que estão vindo para o Brasil. Já somos conhecidos lá fora", ressaltou o executivo.

Vislumbrando esse potencial, em 2009 a subsidiária já tinha começado a comprar máquinas de decoração no exterior. O foco passou a ser o aumento do nível de sofisticação nos lançamentos do setor de beleza, que representa mais de 60% dos resultados da unidade, enquanto os outros 40% vêm do setor de farmácia.

O mercado interno começou a se destacar. "Mas tínhamos de convencer a Europa de que o país estava descolado da crise global", contou Liberali. A matriz parece ter se convencido. Neste ano, ainda no início de sua expansão, a empresa no Brasil está tendo de importar frascos da SGD na França para atender a demanda do setor, que antecipa o consumo das festas de fim de ano.

Na área de medicamentos, as perspectivas também são positivas. Apesar de ter perdido espaço com o crescimento das vendas dos genéricos - que buscam embalagens mais baratas -, a embalagem de vidro acompanha bem os padrões de qualidade, principalmente no exterior. E as multinacionais farmacêuticas que chegam ao país tendem a exigir esses padrões, na opinião do executivo.

"Não quero verticalizar completamente a empresa, mas a expansão da produção de frascos e da área de decoração nos garantirá uma qualidade constante", acrescentou Liberali, enfatizando que continuará atuando com fornecedores na área de decoração.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>