Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/09/2011 11:39 - Cencosud acelera expansão no Brasil

Há um agressivo plano de crescimento no Brasil do grupo Cencosud, rede chilena com US$ 12,2 bilhões em vendas na América do Sul, que passa por uma série de ações em estudo neste ano. Pessoas próximas à rede confirmam o interesse da empresa em adquirir pontos que estão sendo fechados pelo Carrefour no país. Existem ainda análises em aberto para a entrada da cadeia de material de construção do grupo no Brasil, a Easy.

Também há aquisições de cadeias de supermercados em discussão, de forma que o crescimento da empresa se acelere. Uma dessas compras acaba de ser fechada: após dois anos de conversas, a baiana Cardoso Supermercados, com três lojas, foi vendida para a Cencosud há um mês, conforme apurou o Valor.

É um processo de expansão que pode transformar a operação brasileira na segunda maior do Cencosud a curto e médio prazos, ultrapassando a Argentina, segundo conta uma fonte ligada à companhia. "Não é uma meta para ser atingida a qualquer custo. É mais uma questão de tempo, algo que eles acham natural", afirma um ex-executivo da G. Barbosa, rede sergipana vendida aos chilenos em 2007. "Há um efeito contábil positivo do real valorizado nos resultados, mas há principalmente um interesse da rede em fazer o negócio ganhar força".

Com US$ 836 milhões faturados no Brasil no segundo trimestre, as vendas da rede no país cresceram 148,8% em relação ao mesmo intervalo de 2010, segundo relatório de resultados do grupo. A filial argentina vendeu pouco mais de R$ 1 bilhão no mesmo período, alta de 22,5% em relação a 2010. Com 736 lojas na América do Sul, o Brasil responde por 22% das vendas - era 12% um ano atrás.

Entre os planos que já foram discutidos internamente para a operação local está a abertura de lojas no país da rede Easy, de material de construção, numa segunda etapa de crescimento local. Estudos sobre o varejo da construção já foram feitos. Foram identificados pontos positivos e barreiras de entrada para o investimento, como o grau de informalidade desse negócio no Brasil, que tem caído, mas continua alto, diz um consultor que presta serviços para a rede.

"Eles gostam da ideia da Easy como um investimento para daqui alguns anos, pois precisariam de escala", conta o consultor. "Neste momento, andam bem animados com o atacado".

Discretamente, a Cencosud está investindo em sua bandeira de "atacarejo" no Brasil para concorrer com o Atacadão, do Carrefour, e atrair as classes C e D. A bandeira de atacarejo chama-se Mercantil Rodrigues. Foi comprada em novembro de 2007. Na época tinha uma loja apenas, em Salvador. Hoje são quatro, sendo que a última foi inaugurada em agosto. Era um ponto da rede Bretas, cadeia mineira adquirida em 2010, e acabou tornando-se uma loja de atacado.

Ainda há outras frentes de negócios sendo trabalhadas. A rede tem acompanhado o fechamento das lojas do Carrefour no Brasil para verificar se há unidades (do tamanho de hipermercados) disponíveis no Nordeste e Sudeste. Os contatos entre as partes já teriam sido feitos. A rede ainda esteve sondando, para comprar, duas cadeias mineiras: Epa e Supermercados BH.

Entre projetos já finalizados está a conversão das quatro lojas Super Família, adquirida em abril de 2010, em pontos da bandeira G.Barbosa. Outra empresa adquirida também em abril, a rede nordestina de delicatessen Perini, com nove pontos na Bahia, quer expandir seus negócios para o interior baiano e para outros Estados do Nordeste e do Norte. O Cencosud chegou ao país em 2007, após comprar (por US$ 430 milhões) a cadeia G.Barbosa, e desde então adquiriu quatro pequenos negócios (redes Perini, Super Família, Mercantil e Cardoso), além da líder mineira, Bretas, em 2010. Procurado, o Cencosud preferiu não se manifestar sobre os planos no país.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>