Geral
14/09/2011 10:33 - Natália Christmas opta pelos importados
Produção própria responde por 30% dos itens comercializados pela fabricante mineira de artigos de Natal.
Há seis anos em operação, a Natália Christmas, indústria mineira do grupo Embrasil especializada na produção e distribuição de artigos natalinos, ainda não opera com o total da capacidade instalada. Embora a empresa comemore um aumento das encomendas para o Natal deste ano em relação ao de 2010, a opção por não atingir o limite produtivo é estratégica. A ideia é aproveitar o período de valorização do real para investir nos produtos importados.
Segundo o diretor comercial da companhia, Rodrigo Magalhães, os importados representam hoje 65% dos negócios. Já a produção própria é responsável por 30% dos itens comercializados e os outros 5% são mercadorias adquiridas de outros fabricantes nacionais.
Diante deste cenário, Magalhães descarta, temporariamente, um possível incremento do volume fabricado pela Natália Christmas na indústria localizada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com isso, possíveis investimentos para um aprimoramento da fábrica que ocupa três mil metros quadrados também não estão nos planos da firma. Atualmente a planta, que mantém 70 funcionários, opera com 40% de ociosidade.
A possibilidade de ganhar mercados estrangeiros também é rejeitada pela firma, já que os produtos nacionais não têm competitividade para enfrentar os asiáticos. Conforme o executivo, basicamente todas as mercadorias importadas vendidas pela companhia mineira são negociadas com fabricantes daquele continente.
A pouco mais de três meses do Natal, a Natália Christmas ainda está em fase de recebimento de encomendas. Magalhães estima que os pedidos feitos por cerca de dez mil clientes no Brasil se traduzam em um crescimento de 8% das vendas em comparação com o ano passado. Conforme ele, a expansão acompanha a estabilização da economia nacional e é fruto também do trabalho de adequação do mix. No momento, a empresa comercializa aproximadamente 1300 itens.
Tradicional - Apesar da diversificação, o diretor comercial diz que o consumidor brasileiro é tradicional quando o assunto é Natal. Além da falta de ousadia dos brasileiros, ele destaca que o segmento vive uma fase de escassez por novidades. "A mudança depende de tecnologia e a última a ser lançada foi o LED que incrementou muitos itens. Hoje trabalhamos mais os artigos convencionais", confirma. Entre eles, enfeites de tecidos, cartões musicais, árvores de Natal, pendentes e uma linha exclusiva de itens da Disney.
Embora faltem três meses para a data, em outubro a Natália Christimas já estará de olho no Natal do ano que vem. Magalhães explica que nesta época a companhia começa a avaliar a receptividade das mercadorias negociadas este ano e a definir como será a festa em 2012.
A produção na indústria não para e se estende de janeiro a dezembro. Já as vendas começam em maio e vão até setembro. Atualmente empresas varejistas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os principais clientes da fabricante e distribuidora de artigos natalinos. Juntos, esses estados representam 70% dos negócios da Natália Christmas.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria