Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/09/2011 09:20 - Grupo abre guerra contra papel importado

Quatro fabricantes de papel-cartão, produto que atende ao nicho do bilionário do mercado de embalagens, vão abrir nas próximas semana um novo front na guerra contra as importações. O alvo: defender o mercado de, pelo menos, R$ 1,5 bilhão.



A chamada "Aliança Papel-Cartão Sustentável" será uma iniciativa à parte das ações que já são comandadas pela Bracelpa, a associação brasileira do setor de papel e celulose. A ação, que terá duração de 18 meses, custará R$ 5 milhões e será bancada pelas fabricantes Klabin, Suzano, Papirus e Ibema. Juntas, essas empresas dominam mais de 80% do fornecimento de papel-cartão no país.



Elas alegam fortes prejuízos com a expansão das importações de papel-cartão nos últimos anos. São dois os problemas: a importação de papel fabricado por indústrias que não respeitam normas de sustentabilidade, criando uma espécie de dumping; e desvio do chamado "papel imune", produto beneficiado com isenção fiscal no uso editorial. Parte desse produto, alega o setor, é desviado para uso comercial.



O setor diz que esses dois problemas permitem o ingresso de papel no Brasil com preços 38% inferiores aos nacionais. "Não há uma única indústria desse segmento que possua uma margem dessa magnitude", reclama o presidente da Papirus, Antônio Cláudio Salce.



Os alvos são os asiáticos. "Essas empresas estão sendo expulsas da Europa e dos Estados Unidos. Quando exportamos, somos obrigados a apresentar nossas certificações reconhecidas no mundo. O que queremos é que para entrar no Brasil isso também seja observado", diz o diretor comercial da Klabin, Edgard Avezum Júnior.



Para isso, a Aliança tentará mobilizar mais de 300 empresas no Brasil, todas consumidoras de papel-cartão. A ideia é levá-las a adotar certificação que possa referendar a custódia de papéis produzidos sob os princípios de sustentabilidade, portanto, sem preços artificiais.



Para isso, o grupo já escolheu a instituição certificadora: a FSC (Forest Stewardship Council), que tem uma representação no Brasil e é a mesma que certifica o setor papeleiro nacional. Além disso, a Aliança quer trazer as empresas para dentro do fórum.



Essa é mais uma forma, sutil e eficiente, de manter clientes vinculados aos produtores nacionais. A avaliação da Aliança é que isso será suficiente para deter a invasão de papel com certificações não reconhecidas no mundo.



Se não for, o grupo não descarta o uso da guerra de informações, como a denúncia de empresas ou marcas que usam papel que consideram de origem suspeita.  parte de uma guerra comercial que está só começando.



A Asia Pulp & Paper Co. (APP), que deve vender 140 mil toneladas de papel no país este ano, criticou o plano das quatro indústrias brasileiras de papel-cartão. "Se a meta é conscientizar, dou apoio. Mas não parece ser esse o objetivo. A indústria quer preservar mercado, não conscientizar", diz o diretor da APP, Geraldo Ferreira.



Para ele, não faz sentido exigir certificação única a fim de segregar fabricantes. "Não existe uma única certificadora. A APP é certificada pela PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification)", diz. A indústria nacional adota a FSC, e diz que o mundo não reconhece outras certificadoras de produtos florestais. (FP)



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>