Geral
06/09/2011 09:13 - Empresários apostam na fidelização
Farmácias de bairro acreditam que atendimento personalizado é a receita para resistir às grandes redes.
A formação de duas gigantes do setor farmacêutico no mês passado, fruto da fusão entre as drogarias São Paulo e Pacheco e entre a Droga Raia e a Drogasil, deixou em alerta as chamadas "farmácias de bairro". Os pequenos estabelecimentos temem a formação de um duopólio que pode prejudicar toda a cadeia do segmento.
O proprietário da Drogaria Santa Helena, no bairro Caiçara, região Noroeste da Capital, Wagner Lima, acredita que todas as empresas do setor serão prejudicadas em um possível movimento de concentração de mercado. "As indústrias e as distribuidoras de medicamentos saem perdendo, porque as grandes redes ganham nas negociações. O mesmo ocorre com a concorrência e com o consumidor", destaca. Lima avalia que a sobrevivência das farmácias de bairro dependerá da formação de uma relação estreita com os clientes, gerando a fidelização.
Com ele concorda o diretor da Associação de Farmácias e Drogarias (Asfad), Guilherme Augusto, dono de duas lojas do ramo, a Drogaria Alípio de Melo e a Flex Farma. De acordo com o dirigente, o bom relacionamento entre balconista e consumidor é justamente o que diferencia as pequenas drogarias das grandes redes. Além disso, Augusto lembra que uma saída para esses pequenos negócios é reduzir a margem de lucro, garantindo assim preços mais competitivos e, conseqüentemente, a clientela.
Atualmente, a Asfad reúne 60 empresários do setor, que buscam melhores condições de negociação com fornecedores. Além de reivindicar preços mais competitivos, a entidade disponibiliza cursos e presta serviços para os associados.
Para o gerente da Drogaria Gutierrez, com duas unidades na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Eduardo Souza, as farmácias de bairro precisam oferecer, além do atendimento personalizado, medicamentos diferenciados. Por isso, a empresa aposta na venda de remédios fabricados por laboratórios que normalmente não fazem negócios com as gigantes do setor. "Não devemos bater de frente com as grandes. Nosso foco é a indústria nacional, que tem preços mais competitivos", afirma.
Embora a Asfad reconheça a viabilidade da estratégia, Augusto destaca que, neste caso, as drogarias têm que trabalhar também para convencer o cliente a abrir mão dos medicamentos mais convencionais e conhecidos.
Mesmo diante de tantos desafios, o gerente da Drogaria Gutierrez acredita ser possível vencer a briga com as grandes redes. Isso porque, de acordo com ele, essas companhias têm preocupações que vão além do varejo, como seu valor de mercado. E é neste momento que as líderes do setor abrem brechas para as pequenas e médias empresas sobreviver e crescer. Para 2011, a expectativa de Souza é de incremento de 15% nos negócios.
Já o proprietário da Drogaria Santa Helena, que espera uma expansão de 5% nos resultados deste ano, cita a oferta de facilidades aos clientes - estacionamento, localização e mix variado - como um chamariz. Para Lima, embora o número de farmácias de bairro também cresça, diferentemente do que ocorre com as grandes redes, não há concorrência desleal entre as pequenas. De acordo com ele, que há 20 anos está no mesmo endereço, existem hoje 12 pequenas drogarias no bairro Caiçara e elas não competem entre si.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria