Geral
01/09/2011 10:57 - Segurança é segunda maior despesa de lojistas de shopping
Os investimentos anuais aplicados em segurança correspondem a R$ 3 milhões da receita dos shoppings brasileiros e visam a atender a demanda de 430 milhões de pessoas que circulam mensalmente nesses centros de compras. O dado, projetado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), revela que o item segurança já responde pela segunda maior despesa dos lojistas nesses estabelecimentos, perdendo apenas para os gastos dispensados ao fornecimento de energia elétrica.
Por outro lado, um estudo realizado pelo Programa de Administração do Varejo (Probar) mostrou que no Brasil o índice de investimentos em tecnologia a serviço de prevenção nesses locais ainda é um dos mais baixos do mundo. "Se pensarmos no maior shopping de São Paulo, o Aricanduva, encontraremos uma média de 2 milhões de pessoas circulando mensalmente ali. Isso prova que, muito mais do que centros de compras, os shoppings são equipamentos urbanos que merecem atenção do estado", afirma o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva.
O assunto, inserido com uma das causas das perdas no varejo, foi tema do II Fórum Alshop - Segurança em Shopping e Prevenção de Perdas no Varejo, que apresentou, na tarde de ontem, um quadro do setor e as novas tecnologias de proteção.
De acordo com Luís Augusto Ildefonso, a Alshop já desenvolve, em termos de troca de informações, diversas ações integradas com os órgãos de segurança estaduais, a principal das quais é a de estreitar o relacionamento com as delegacias que atendem os bairros onde estão situados os emprendimentos.
Estudo realizado pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) identificou as seis principais causas das perdas do varejo brasileiro, mostrando que, apesar de praticamente metade delas não ter sido identificada, 32,8% referem-se a perdas operacionais (problemas relacionados a quantidade insuficiente de pessoal no quadro de segurança), 19,5%, são furtos externos, e 14,1% , furtos internos. Já os investimentos em prevenção e mantiveram-se estáveis em 2009 e 2010 (0,14% do faturamento do setor). Na análise da Gocil, empresa parceira no evento, o principal quesito a ser melhorado é a integração entre o shopping, seus lojistas e o pessoal de segurança.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria