Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/08/2011 12:05 - Whirlpool baixa preço de lavadora de louça

A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool quer mudar um velho hábito do brasileiro, em especial das donas de casa: lavar louça. Não que a consumidora faça questão de ir para a pia, mas na hora de fazer alguma compra em linha branca, ela prefere trocar o fogão ou a geladeira, ou comprar uma máquina de lavar roupa. A maior barreira é o preço: R$ 1,7 mil, em média. Por isso a dona das marcas Brastemp e Consul resolveu reduzir o valor em mais de 30%.

 

Dois novos modelos de lavadoras de louça Brastemp chegam ao varejo no próximo mês: a da linha Ative!, por R$ 1,3 mil (R$ 1,4 mil na versão inox) e a da linha Clean, por R$ 1 mil. A primeira limpa a louça suja de oito pessoas e a segunda, de seis. Os lançamentos fazem parte da "segunda geração" de lavadoras produzidas no país pela Whirlpool, que retomou a fabricação local no fim de 2010. Até agora, o modelo mais barato oferecido pela marca era de R$ 1,6 mil.

 

"Queremos dobrar o tamanho desse mercado em um ano e meio", diz Cláudia Sender, diretora de marketing da Whirlpool. Segundo ela, o índice de presença das lavadoras de louça nos lares é de 2%, mas já chegou a ser de 7% nos anos 90. "Nos anos 2000, houve a quebra da Enxuta, que era a maior fornecedora do produto no Brasil, e em seguida o 'apagão', que levou o consumidor a procurar formas de economizar energia", diz Claudia.

 

Agora, a missão da Whirlpool é derrubar "mitos", como o que diz que para colocar a louça na máquina é preciso tirar a sujeira primeiro. "O modelo da Ative! vem com o sistema Acqua Spray, que lança jatos de água sobre a louça para umedecer e amolecer os resíduos de alimentos". O ciclo de lavagem varia de 45 minutos a duas horas.

 

Segundo a GfK, foram vendidas no varejo brasileiro 56 mil lavadoras de louça em 2010. O mercado é praticamente dividido entre Brastemp e Electrolux, sendo liderado com folga pela primeira. A demanda vem crescendo. "No primeiro semestre deste ano, as vendas cresceram 45%, para 37 mil unidades", diz Oliver Römerscheidt, da GfK.

 

As mudanças de hábito do brasileiro, com cada vez menos tempo livre e menos empregadas domésticas disponíveis nos grandes centros, podem ajudar na escolha por uma lavadora de louças, diz o consultor. Mas o problema continua no tamanho dos apartamentos: com cozinhas cada vez menores, é difícil encontrar espaço para mais um eletrodoméstico.

 

Veículo: Valor Econômico

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>