Geral
19/08/2011 12:11 - Coca-Cola treina jovens e vendas sobem dois dígitos
Projeto inédito da múlti alia programa social a metas comerciais
A jovem Tainara Maria de Jesus, de 18 anos, prestou uma consultoria ao dono do Bar Brasil. Situado no Setor Colina Azul, periferia de Aparecida de Goiânia (GO), o estabelecimento tinha pouco espaço de circulação, tomado por caixas de bebidas na entrada. Músicas sertanejas tristes não animavam os jovens a frequentar o lugar. A única atração, um espetinho de carne, era servido só às terças-feiras. Tainara e um grupo de jovens moradores do bairro apontaram as falhas, sugeriram mudanças e ainda incentivaram o dono a ter um freezer só para produtos da Coca-Cola, que estavam misturados com os rivais Big Boy e Guaraná Antártica.
Tainara e seus vizinhos são alguns dos mais de 5 mil jovens formados pelo projeto Coletivo da Coca-Cola, que tem o objetivo de unir iniciativa social com metas comerciais. Jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 25 anos, são treinados para trabalhar no varejo ou se tornarem empreendedores. A Coca-Cola banca o programa, oferecido dentro da comunidade, e promete emprego aos melhores colocados, seja na própria empresa ou nos seus clientes varejistas. Para serem aprovados, os alunos prestam consultoria gratuita a um estabelecimento do bairro.
Criado há dois anos, o programa atendeu 70 comunidades em nove Estados. Nesses locais, a venda da multinacional americana cresceu dois dígitos, desde que o Coletivo foi implantado. A meta é chegar a 125 comunidades até o fim deste ano. Cada uma tem cerca de 200 pontos de venda.
"Como se trata de lugares de difícil acesso e, às vezes, violentos, havia muitos estabelecimentos que nós nem conhecíamos", diz Claudia Lorenzo, diretora da negócios sociais da Coca-Cola Brasil. A área de negócios sociais é inédita na Coca-Cola mundial e deve ser replicada nas filiais de outros países a partir de agora, como Argentina, Índia, Taiwan e Filipinas, que estudam a iniciativa. No Brasil, o programa é aplicado em parceria com as organizações não-governamentais CDI e Visão Mundial.
A área responde diretamente ao presidente da empresa no país e não tem relação com o Instituto Coca-Cola, este sim voltado apenas a iniciativas sociais nas áreas de educação, meio ambiente e reciclagem. Há três anos, a filial brasileira da Coca queria saber se estava explorando da melhor maneira o potencial de consumo da emergente classe C. Contratou antropólogo, colocou diretores para viver dois dias nas casas de famílias de baixa renda e reviu o portfólio. Descobriu que poderia fazer mais por moradores de favelas e bairros carentes, e faturar mais também.
"No início, quando visitei uma comunidade, me perguntaram se eu tinha vindo fazer doação. Eu respondi que não, vim vender", diz Claudia, que na manhã de ontem participou da conferência Choice, em São Paulo, voltada à discussão de negócios sociais. Trata-se de um conceito novo e muitas empresas ainda têm receio de declarar interesse comercial em projeto social.
No Brasil, a Nestlé tem iniciativa semelhante e bem sucedida. Com o programa "Nestlé Até Você", a multinacional suíça seleciona microdistribuidores e capacita revendedoras para a venda porta a porta de seus produtos. Criado em 2006, o programa soma hoje 8,2 mil revendedoras e 270 microdistribuidores em 19 Estados. O projeto faz parte da área de regionalização e base da pirâmide da Nestlé, que cresce cerca de 30% ao ano.
Uma segunda fase do programa começa agora. A Nestlé fechou um programa com o governo do Rio para capacitar moradores de comunidades pacificadas da capital fluminense em empreendedorismo. O projeto piloto será implantado no bairro Cidade de Deus, próximo à fábrica de sorvetes da Nestlé, em Jacarepaguá. Por meio dele, os moradores podem se tornar sorveteiros da marca.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria