Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/08/2011 10:57 - Região Nordeste atrai líderes do mercado de porta a porta

Em consonância com o impulso econômico da região, o varejo de porta a porta tem ganhado destaque no Nordeste. Grandes empresas adeptas do modelo, concentrado em produtos de beleza, estão atentas ao movimento: a Eudora informou que planeja abrir lojas em estados nordestinos ainda este ano, tendo sido lançada há apenas quatro meses pelo Grupo Boticário; e a Avon premiou uma cidade de Pernambuco como campeã de vendas.

 

O Município de Araripina se provou relevante para a Avon no último trimestre de 2010, quando os 2.500 revendedores da região obtiveram a maior alta comercial do período, averiguada neste ano pela companhia. O feito, considerado "fundamental para os resultados da empresa", conferiu aos comerciantes um prêmio nacional, com direito a recompensas.

 

"Estamos em uma região com poucas opções de varejo, e o folheto de oferta da Avon é como um shopping center para os consumidores", comemorou Juliana Muniz Ferreira, a gerente de setor que cuida de Araripina e arredores. Por ser uma companhia multinacional, com ações na Bolsa de Nova York, a Avon não divulga dados regionalizados do Brasil.

 

"O Sudeste continua sendo líder em vendas, indiscutivelmente. Mas o mercado nordestino tem crescido, graças ao aumento da renda naquela região", esclareceu Silvio Zveibil, o diretor da Associação Brasileira de Vendas Diretas (Abevd). De acordo com ele, ainda há uma "diferença considerável" no volume comercial das duas localidades, mas essa diferença tende a diminuir.

 

Uma amostra da tendência geográfica do varejo de porta a porta é a Eudora, que foi criada em março e cresceu primeiro no Estado de São Paulo. O modelo de atuação da companhia inclui a abertura de lojas, as quais já são quatro em terras paulistas, duas no Rio de Janeiro e mais duas em Minas Gerais. Sem revelar números, a Eudora se dirige às capitais Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE), nas quais pretende estabelecer lojas no quarto trimestre.

 

"O Nordeste tem alta aderência ao consumo de cosméticos, assim como ao modelo comercial de venda direta, potencializado pela ascensão da 'nova classe média'", disse ao DCI o diretor de Trade e Canais de Eudora, Ivon Neves. "Estamos com 100% da equipe contratada e capacitada. Iniciaremos a operação multicanal com venda direta em todos os estados [nordestinos]", afirmou.

 

Outro exemplo da crescente importância da região para os negócios de venda direta é a Jequiti, do Grupo Silvio Santos (GSS). "O Nordeste é um mercado muito importante e concentra grande parte do faturamento da empresa", disse o presidente da companhia, Lásaro do Carmo Jr. "A região está em ascensão e realiza uma excelente performance, principalmente na categoria de perfumaria", continuou, mas sem abrir números.

 

Mercado nacional

 

Uma nova pesquisa da Kantar Wordpanel, obtida com exclusividade pelo DCI, mostra que a penetração das vendas diretas cresceu 2% nas Regiões Norte e Nordeste, em 2010, chegando a 89%. Ao mesmo tempo, diminuiu 1% na região metropolitana de São Paulo e 2% no interior paulista, atingindo, respectivamente, 81% e 79% dessas áreas.

 

O presidente da Jequiti classifica o modelo como "muito promissor" no Brasil. "As pessoas querem a conveniência dos grandes centros urbanos, e o 'porta a porta' leva produtos a cidades onde o varejo [tradicional] não atende bem", disse Carmo Jr. Quem reforça esta percepção é o diretor da Abevd, Silvio Zveibil: "A venda direta é antes de tudo uma venda de relacionamento. Em lojas, o vendedor empurra o produto. Na direta, o revendedor entrega um catálogo, gerando vendas por necessidade e impulso".

 

De acordo com os dados da Kantar Wordpanel, os consumidores do tipo "apressado" constituem 26% do público atendido pelo modelo, seguidos pelos "buscadores de preço/promoção" (20%). A maior parte das compras (48%) é feita entre a sexta-feira e o domingo.

 

Com 2,7 milhões de representantes de venda, o comércio de venda de porta a porta vem crescendo a dois dígitos por ano no Brasil: em 2010, movimentou R$ 26 bilhões, algo 17,2% superior ao resultado de 2009. Para este ano, a ABVD estima que o faturamento cresça 10%. "Com mais players, seguramente vamos ter mais visibilidade e novas disputas", disse Zveibil, referindo-se à criação de novas empresas, como a Eudora.

 

Para o diretor da Jequiti, a concorrência é acirrada no País. "A briga é dura, mas há espaço para quem sabe atender bem o consumidor e tem produtos de qualidade", afirmou Carmo Jr. "No Brasil, só temos dois grandes competidores: a Avon e a Natura". O portfólio das vendas diretas é caracterizado pela predominância de produtos de cuidados pessoais - basicamente, cosméticos. Cerca de 88% das mercadorias se encaixam nessa definição. "Mas está havendo uma evolução em produtos de moda, CDs, livros e plásticos", crê o diretor da Abevd.

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>