Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/08/2011 10:25 - Preços de TVs de tela fina despencam, e consumo sobe

Avanço de novas tecnologias e crédito fácil ajudam a popularizar TVs de LCD, antes inacessíveis à classe C. Aparelhos de LED e 3D são a vedete para mais ricos

 

Para quem sonha em ter uma televisão com tela de cristal líquido (LCD), a hora de realizar este desejo é agora. Os preços desses equipamentos despencaram, até 90% do valor inicial, desde que chegaram ao mercado brasileiro, entre os anos de 2003 e 2004. Em Fortaleza, no Centro, lojistas afirmam que só nos últimos seis meses o produto ficou 25% ainda mais barato. Um modelo de 32 polegadas que custava R$ 1.299 em janeiro, agora pode ser adquirido por até R$ 999 à vista, em lojas como a Rabelo, Laser Eletro e Super Crédito.

 

O motivo pelo qual a TV de LCD se tornou mais acessível pode ser creditado a chegada de aparelhos com ainda mais tecnologia como as televisões de LED, que, dizem os especialistas, superam a concorrente em qualidade de imagem e economia de energia, por exemplo. Mas não só isso. A valorização do real frente ao dólar, o aumento nos volumes de produção e a forte concorrência entre os fabricantes e os varejistas terminam de explicar o recuo de preços.

 

"Classe C" lidera compras

 

E preço baixo é sinônimo de maiores vendas, sobretudo entre a classe C, ávida por consumir. O gerente da Rabelo, da rua Senador Pompeu, Marcos Roberto Montenegro, diz que boa parte desse público, que ainda tinha em casa as televisões convencionais (CRT), já migrou para tecnologia LCD.

 

Entretanto, ele observa que a opção é por modelos menores, de 21, 24 e 32 polegadas, e de marcas mais baratas. "É o que está mais próximo da realidade deles. A diferença entre uma convencional e uma LCD do mesmo tamanho não é R$ 150. Mas a diferença entre LED e LCD ainda pesa no bolso, quase 40% de variação", analisa.

 

Quanto aos aparelhos convencionais ele é taxativo: "O prazo de validade das convencionais não chega a mais dois anos", afirma. Enquanto a classe C lidera as compras de LCD, as televisões de LED são vendidas em maior parte para as classes A e B, e o número de produtos comercializados já é expressivo na Capital, de acordo com os lojistas. "O consumidor que tem poder aquisitivo para comprar uma LCD de 42 polegadas ou maior, aposta logo na de LED", diz o gerente da Rabelo. Por lá, no último mês, os modelos de LED venderam a metade do que já vendem as LCD´ s. Na Super Crédito e Laser Eletro, ambas também na Senador Pompeu, a quantidade ainda é menor, mas em todas as lojas a expectativa é de que até o fim do ano os dois produtos estejam sendo comercializados nas mesmas proporções, e que até a Copa de 2014 o LED supere o LCD. O evento futebolístico já incentiva boa parte das compras de televisões em Fortaleza. O comerciante Pedro Furtado, que esteve em mais de cinco lojas pesquisando, decidiu por um modelo de LED, pensando que em três anos outro tipo de TV ficaria "ultrapassada".

 

E deve ficar mesmo. Todos os dias, as indústrias lançam novos equipamentos, cheios de novos acessórios e componentes, como entradas wi-fi e imagem 3D.

 

Por enquanto, ainda predominam as vendas de produtos mais acessíveis ao consumidor médio. Nas lojas Maia, por exemplo, apenas um modelo "top de linha" foi vendido este ano. "E mesmo assim foi um pedido transferido da loja do shopping", conta uma vendedora. "É besteira querer acompanhar as inovações e lançamentos. O mercado de eletroeletrônicos segue a mesma velocidade do de informática agora", diz Montenegro.

 

Veículo: Diário do Nordeste - CE

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>