Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/08/2011 10:16 - Sabor centenário

Prestes a completar 100 anos de existência, a Catupiry renova seu visual e amplia a linha de produtos. Tudo para se manter como um dos ícones entre as marcas de requeijão

 


Poucas empresas no Brasil conseguem completar 100 anos. Um número mais reduzido ainda atinge esse patamar mantendo-se como uma das preferidas no setor no qual atua. A Laticínios Catupiry, de Lambari, no sul de Minas Gerais, pertence ao exclusivíssimo grupo daquelas que chegam a um século de existência desfrutando do prestígio de quem se tornou sinônimo do produto que fabrica: o requeijão. A empresa conseguiu essa façanha combinando a administração de seus recursos em marketing com a propaganda boca a boca e ações localizadas nos pontos de venda.

 

Em 2010, seu faturamento atingiu R$ 200 milhões, o equivalente a 25% das vendas totais do segmento de requeijão no País, que chegaram a R$ 782,6 milhões. Essa participação seria confortável, não fosse por um fator: em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a tendência é de que o consumidor se torne cada vez menos leal às marcas. Foi pensando nos possíveis problemas decorrentes desse cenário que a direção da companhia resolveu assumir uma postura mais agressiva. Quem vai comandar a execução dessa estratégia é o executivo Alexandre Delmanto, superintendente comercial e de marketing da Catupiry. “Fui contratado para pensar os próximos 100 anos da empresa”, disse Delmanto à DINHEIRO. 

 

O executivo, que fez carreira na Johnson & Johnson e na Bombril, foi contratado no ano passado com o desafio de ampliar em 25% o faturamento da Catupiry até 2012. Para isso,  ele terá carta branca para investir R$ 10 milhões em ações de marketing e no desenvolvimento de produtos. “Até o início deste ano, a companhia jamais havia feito uma pesquisa de mercado”, afirmou. Foi o levantamento dos dados que garantiu as bases para o plano de crescimento. O chamado food service (bares e restaurantes) não será contemplado. Nem precisa. “Das cerca de seis mil pizzarias de São Paulo, fornecemos para 5.500”, disse o executivo. A entrada nesse nicho ocorreu sem um planejamento específico. No final da década de 1970, Armando Alba, integrante da equipe de vendas, convenceu o dono de uma pizzaria paulistana a experimentar o requeijão. “Associar nosso requeijão às pizzas foi um marco para a Catupiry”, afirmou Delmanto.
 


Para capturar a geração fast food, o dirigente fechou acordo com o McDonald’s, dando origem ao lanche Frango com Catupiry, vendido durante o mês de junho. Para os demais consumidores, o laticínio está modernizando a logomarca e adotando embalagens e fórmulas diferenciadas. O objetivo é dobrar para 44 o portfólio, que possui hoje, além do requeijão, pães de queijo e petiscos de camarão congelados. O primeiro exemplar dessa nova fase é a linha de requeijões com quatro diferentes sabores que devem chegar às gôndolas ainda neste mês. Para Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen, a Catupiry tem toda a estrutura para explorar outros campos. “A classe C está consumindo alimentos mais caros”, disse. “Esta é uma excelente oportunidade de crescimento.”
 


O produto principal da companhia foi criado em novembro de 1911 pelo imigrante italiano Mário Silvestrini, fundador da Catupiry. Morador de Lambari, ele não imaginava que aquela aventura gastronômica daria origem a um negócio parrudo. Hoje apenas um dos seis acionistas da empresa é do clã Silvestrini. Isso porque, no início do negócio, sem capital suficiente para atender à demanda de mercado, o italiano fez acordos com seus principais fornecedores para trocar insumos por participação no negócio. Mesmo assim, a receita do Catupiry ainda é guardada a sete chaves. Para manter o segredo, nenhuma das quatro fábricas produz o requeijão do começo ao fim; cada uma é responsável por uma fase da produção. Nisso, Dalmanto está proibido de mexer.

 

Veículo: Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>