Geral
15/08/2011 10:13 - O varejo vai às compras
Com aquisições e fusões, empresas buscam novos mercados e segmentação para atender vários públicos
Diversificar formatos para atender públicos diferentes. Essa tem sido a estratégia adotada pelas gigantes do setor de supermercados. Na avaliação da Plano CDE, empresa de consultoria e pesquisa, o movimento, observado ao longo de toda a última década, é impulsionado por três fatores básicos.
Primeiro, o aumento do poder de compra da população. Em seguida, uma mudança nos hábitos do consumidor, que, com inflação controlada, não precisa mais fazer grandes compras de uma só vez -o que eleva a preferência por lojas de bairro. E ainda o encarecimento dos terrenos e a falta de "pontos" para grandes supermercados nas capitais, que favorecem o investimento em lojas menores.
"Além do endereço nos bairros, o varejista local tem outro ativo muito importante para as gigantes: o conhecimento do mercado", diz Luciana Aguiar, sócia-executiva da Plano CDE.
"Com essas aquisições, as grandes redes ganham capilaridade e a experiência de perfil de loja, que agrada aos consumidores da base da pirâmide", afirma.
Aguiar cita, por exemplo, serviços de entrega para quem faz compras a pé ou a permissão para que vans ofereçam transporte em frente ao estabelecimento.
Celso Ienaga, sócio da Dextron Management Consulting, afirma que a concentração a partir de grandes redes observada no setor de supermercados tende a atingir cada vez mais os outros segmentos do varejo -como móveis e eletrodomésticos, farmácias e vestuário.
"Mas esse movimento só acontece com o aumento da maturidade empresarial, com as famílias proprietárias contratando executivos e criando estrutura de governança."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria