Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

11/08/2011 09:13 - Bicicletas: Shimano prevê dobrar receitas na AL em 5 anos

A Shimano, maior fornecedora mundial de componentes para bicicletas, pretende dobrar o tamanho de suas operação na América Latina dentro de cinco anos. A meta, conforme o presidente da subsidiária na região, Fabio Takayanagi, é chegar à casa dos US$ 90 milhões em receitas até 2015. No ano passado, o faturamento no mercado latino-americano, com destaque para os negócios no Brasil, totalizaram US$ 45 milhões. No mesmo período, a Shimano faturou globalmente US$ 2,5 bilhões.

 

Aos 90 anos, a marca japonesa, que se tornou sinônimo de câmbio e é hoje uma das principais grifes do ciclismo, estima responder por cerca de 70% do mercado mundial de peças para bicicletas. No Brasil, a participação também é elevada e chamou a atenção da companhia a mudança de hábito do consumidor, que tem ampliado os desembolsos com produtos mais sofisticados e acessórios. "O consumidor está mudando. A bicicleta começa a fazer parte da rotina e o investimento, seja no produto ou em ciclofaixas, tem crescido", diz.

 

É justamente a maior penetração das bicicletas no Brasil, seguido por Argentina e Colômbia, que alimenta as projeções ambiciosas da Shimano para os negócios na região. No país, a aposta do grupo ganhou fôlego em maio de 2009, quando a Shimano Latin America assumiu 100% da operação nacional. Antes disso, a italiana Brazil International Commerce (BIC) respondia pelo suporte, garantia e informações acerca dos componentes vendidos no mercado local.

 

Naquele ano, a indústria brasileira de bicicletas era a terceira maior em volume no mundo, com 5,3 milhões de unidades ou 4% do total produzido, atrás de China e Índia. Em consumo, ocupava a quinta posição, superada por China, Estados Unidos, Japão e Índia. A expectativa é a de que em 2010 o volume produzido tenha se mantido estável, com crescimento das importações, de 190 mil unidades em 2009 para 255 mil unidades. "Vamos aumentar a oferta de produtos mais sofisticados no Brasil", avisa Takayanagi.

 

Fabricar peças localmente, todavia, ainda não faz parte dos planos da companhia japonesa. Hoje, todos os itens do portfólio - a Shimano somente não faz quadros e suspensão - saem de 15 fábricas instaladas no Japão, China, Cingapura, Malásia, Indonésia, Camboja, República Tcheca e Estados Unidos. "No médio prazo talvez exista alguma decisão sobre o assunto. Neste momento, não há planos de produzir na América do Sul".

 

Apesar de jogar a decisão sobre uma fábrica local para o futuro, Takayanagi acredita que o país tem condições de se tornar um "player" global. Está na pauta da Abraciclo a discussão sobre a constituição de um cluster de bicicletas na Zona Franca de Manaus, onde se instalariam montadoras e fornecedores de componentes. "A vantagem do país é ter um amplo mercado interno, o que já confere escala aos fabricantes", avalia o executivo.

 

A Shimano comercializa seus produtos no país por meio de uma rede de distribuidores que atende 15 mil lojas. Na América Latina, 80% das vendas correspondem ao mercado de reposição - a diferença vai para montadoras de bicicletas. Mundialmente, 70% das receitas são provenientes de vendas às fabricantes. "Na América Latina, há muitas vendas indiretas. São peças que chegam nas bicicletas já montadas que são importadas", explica.

 

Além do crescimento orgânico, a Shimano aposta na maior aproximação com o consumidor brasileiro para impulsionar vendas, com mais ações de marketing (Shimano Fest, em Mogi das Cruzes-SP). Essa será a primeira vez que o Brasil recebe a final do circuito Shimano Short Track.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>