Geral
11/08/2011 09:10 - Nielsen lança sistema de medição de anúncios na internet nos EUA
A Nielsen, empresa especializada em medir a audiência na mídia, lançará na próxima semana uma nova abordagem para avaliar o alcance nos Estados Unidos de anúncios on-line em formato tradicional, a partir de dados do Facebook e de registros similares aos que usa na televisão. A mudança chega depois de um teste ter mostrado que muitas campanhas supostamente direcionadas a determinados públicos estavam deixando de alcançá-los.
O sistema Nielsen Online Campaign Ratings, testado desde março em 80 campanhas e 15 sites, estará disponível a todos os compradores de mídia americanos a partir de 15 de agosto, oferecendo aos anunciantes, em um único lugar, informes diários sobre as campanhas na TV, Facebook e na internet em geral que mostrarão os "pontos de audiência bruta", como já ocorre nos anúncios de televisão.
Os resultados iniciais dos testes foram "assombrosos", disse Steve Hasker, presidente de produtos de mídia e soluções para anunciantes da Nielsen. Mostraram que apenas 30% dos anúncios de marcas na internet em formato tradicional, direcionados a grupos demográficos específicos por idade e sexo, atingiam seus alvos.
Em contraste, as campanhas maciças atingiam 75% de seus alvos. Brad Smallwood, que comanda a equipe de medições do Facebook, disse estar "bastante surpreso por alguns sites se saírem muito bem, mas outros incrivelmente mal." Os anunciantes "esperam que o [anúncio] on-line seja 100% preciso".
"Acho que veremos certo voo para a qualidade", disse Hasker, prevendo uma "mudança de maré" na abordagem dos anunciantes em relação à mídia on-line.
"Sites com conteúdo mais direcionado, como NYTimes.com e FT.com, e sites de programas de TV, Facebook e outros ser sairão muito bem", afirmou.
Smallwood prevê que a nova forma de medição encorajará anunciantes a desviar alguns dos gastos no mercado de anúncios de última hora conhecido como "scatter" (em que publicidade é mais cara por não ter sido comprada antecipadamente) para os anúncios on-line, mais baratos.
A medição da audiência semelhante à da TV deixará as "pessoas confortáveis" com os anúncios de internet tradicionais, mas o Facebook poderia "migrar" para outras formas de medição com o tempo, acrescentou. "Quanto mais padronizarmos as formas de medição que eles compram, mais os deixaremos confiantes de que isso leva a [um retorno sobre o investimento] real, então mais dinheiro sairá [da velha mídia para a nova]", disse Smallwood.
O novo sistema de medição de audiência combina informações dos grupos da Nielsen de espectadores de TV e usuários de internet com a base de dados de usuários do Facebook, da qual se extrai conteúdo por faixas demográficas, para manter o caráter o anônimo. A Nielsen ainda trabalha para lançar o serviço Online Campaign Ratings fora dos EUA, primeiramente no Reino Unido, e também para expandir o universo pesquisado aos tablets e smartphones.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria