Geral
11/08/2011 09:00 - Preço do café verde deve seguir elevado, diz Melitta
Mesmo com as ameaças de uma recessão mundial, Thomas Bentz, presidente global da Melitta, ratifica previsão para crescimento da companhia no Brasil
Apesar da queda recente nas bolsas e do aumento da oferta após a colheita no Brasil, os preços do café verde devem se manter altos nos próximos meses. A avaliação foi feita ontem pelo presidente da Melitta no Brasil, Bernardo Wolfson, durante encontro do CEO global da companhia, Thomas Bentz, com jornalistas.
Wolfson disse que o desembolso para a compra da matéria-prima subiu de 20% a 80%, de acordo com o blend utilizado, e que o custo ainda não foi totalmente repassado para o produto final. "Nos esforçamos para não repassar esse aumento ao consumidor, mas ainda podemos fazer ajustes."
Os preços do café praticamente dobraram desde 2010, reflexo de uma demanda aquecida e do enxugamento dos estoques nos países produtores. Nas últimas semanas, os contratos da commodity negociados em Nova York cederam, reflexo do avanço da colheita no Brasil e das turbulências no mercado financeiro. Mas Wolfson vê pouco espaço para uma queda sustentada no mercado interno.
Segundo ele, o Brasil está colhendo uma safra de "ótima qualidade", o que deverá estimular as exportações e a competição pelo produto. Além disso, por causa do ciclo bianual da cultura, a produção será menor do que a de 2010. Os embarques de café verde cresceram 9% nos sete primeiros meses do ano, mas devem perder força no segundo semestre, por causa da oferta menor. Já em julho, o volume embarcado caiu 17%.
Apesar da ameaça de uma recessão mundial, Wolfson e Bentz ratificaram suas previsões para o crescimento da Melitta no Brasil em 2010. As marcas da companhia deverão registrar um crescimento de 10% no volume de vendas, ritmo similar ao dos últimos anos. Em 2010, a Melitta faturou R$ 740 milhões no país. Em todo o mundo, a expectativa é crescer entre 5% e 7%. "Vamos ter estagnação no resto do mundo e um crescimento econômico menor no Brasil, mas é muito difícil traçar uma correlação entre crise financeira o consumo de café", disse Bentz. Segundo ele, o Brasil continua sendo um alvo preferencial de investimentos. "Vemos oportunidades de crescimento atraentes e sustentáveis para os nossos produtos aqui, influenciadas pela Copa e pelas Olimpíadas."
O Brasil é a maior operação da Melitta fora da Europa, responsável por 29% da receita global com café. A empresa está investindo R$ 51 milhões em marketing, além de R$ 7 milhões em aumento de capacidade. O objetivo é aumentar a receita local em 35% até 2013. Até lá, a companhia espera alcançar os dois dígitos de participação no mercado brasileiro de café, que hoje é de 9%. A empresa é ainda líder em filtros de papel, com uma fatia de 45% do setor.
Bastante assediados sobre o tema, Wolfson e Bentz foram evasivos sobre a disposição da Melitta em adquirir outras empresas no Brasil. "Estamos sempre atentos ao mercado, mas por ora não temos nada a anunciar", afirmou Bentz. Questionado sobre o motivo da visita do CEO global, Wolfson despistou: "O dr. Bentz sempre me visita no meu aniversário."
Das três maiores empresas de café no país, a Melitta tem sido a mais recatada no que diz respeito a novas aquisições em um mercado sob intensa concentração. A última vez que a companhia foi ao mercado foi em 2006, quando adquiriu o café Bom Jesus, do Rio Grande do Sul. Suas concorrentes no andar de cima, Sara Lee e 3 Corações, têm sido mais agressivas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria