Geral
03/08/2011 12:32 - Consumidores abrem mão do preço e partem em busca de praticidade
Tendência verificada pela Distribuidora Dipam Gaúcha é confirmada em números da Associação Gaúcha de Supermercados.
O consumidor que antes valorizava apenas o melhor preço, começa a mudar o seu comportamento. Em nome da praticidade e da economia de tempo, cada vez mais as pessoas estão fazendo compras no mercado, padaria ou outros tipos de estabelecimentos próximos à residência ou local de trabalho.
Segundo dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), em 2009 o desembolso médio em supermercados no Rio Grande do Sul era de R$ 18,50. Em 2010 caiu para R$17,40. Não porque o gaúcho passou a gastar menos e sim porque buscou mais lojas de bairro em vez de grandes supermercados.
A alteração no comportamento do consumidor vem sendo percebida pela Dipam Gaúcha Distribuidora. Segundo o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso, os consumidores finais estão dando muito valor ao tempo gasto em uma compra.
- O grande volume de compras e o preço mais baixo dão lugar à praticidade de comprar por conveniência. O mercado ‘da esquina’ oferece os produtos desejados de forma mais acessível - conclui o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso.
De 327 empresas avaliadas pelo ranking da AGAS, 87 investiram em reformas e ambientes mais aconchegantes e receptivos, tornando o serviço mais caro, porém personalizado. Em mercados de bairro, pães, açougue e hortifruti de qualidade são atrativos também e acabam agregando valor aos demais produtos.
- Os desempenhos refletem a capacidade das empresas atenderem com qualidade o que seus clientes procuram. O gaúcho é o consumidor mais exigente do Brasil e há espaço para todos os formatos e tamanhos de loja. As empresas mais ágeis são as que mais prosperam - explicou o presidente da AGAS Antonio Cesa Longo sobre o crescimento de 9,73% do segmento de médio porte, contra 5,95% do de pequeno e 7,9% do de grande porte.
A Dipam Gaúcha Distribuidora também nota o aumento na procura do consumidor por esses tipos de estabelecimentos: existe um crescimento nas vendas para lojas de pequeno e médio porte. O macarrão instantâneo da Nissin, por exemplo, que é distribuído exclusivamente pela empresa, teve um crescimento de 15% para lojas de conveniência. Um produto antes buscado apenas em supermercados atingiu o espaço na loja de bairro em função da praticidade.
Dipam Gaúcha- Excelência em distribuição, este é o foco da Dipam Gaúcha Distribuidora. Com mais de 24 anos de trabalho, possui equipe de profissionais com larga experiência e grande franquia nos principais clientes varejistas da região. Estrutura logística moderna, frota comercial própria, sistemas integrados, para melhor atender seus mais de 5000 clientes cadastrados. Localizada em ponto estratégico da cidade, a Dipam oferece cobertura de qualidade no atendimento nas regiões de Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Litoral Norte e Zona Carbonífera.| .Marina Azevedo / Marcelo Matusiak
Veículo: Portal Nacional de Seguros

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria