Geral
28/07/2011 09:50 - Lojistas de BH apostam em crescimento neste mês
Maioria continua otimista e espera vendas maiores em julho, aponta levantamento realizado pela Fecomércio Minas.
A sondagem do comércio lojista de Belo Horizonte, realizada mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), mostra que os empresários da Capital continuam otimistas e apostam no bom desempenho das vendas em julho em relação ao mês de junho: 28% acreditam que vão vender mais este mês, enquanto 58% apostam em repetir o desempenho do mês passado. Apenas 14% estimam vender menos no período de férias escolares.
O resultado não é tão otimista quanto o verificado no mesmo período de 2010, quanto 46% dos lojistas acreditavam que teriam melhor desempenho, 40% apostavam na repetição e 14% estimavam vender menos. O resultado, na análise da Fecomércio, identifica maior prudência por parte do empresariado. O quadro é classificado pela entidade como de "otimismo cauteloso". A entidade lembra que o mês de julho, por não contar com datas comemorativas, é considerado um período morno para as vendas, o que indica que as liquidações e as ações promocionais serão fundamentais para o resultado dos negócios.
Como a minoria acredita em recuo da vendas, fica evidente que o comerciante continua confiando no futuro comportamento das vendas, sentimento que se justifica pela conjuntura econômica estável. Além disto, as datas comemorativas do segundo semestre reforçam as projeções de que o setor se manterá dinâmico nos próximos meses, ainda que com taxas positivas mais modestas. Dentre os diversos segmentos do comércio, os mais otimistas em relação ao desempenho do mês de julho são os do vestuário, calçados e eletroeletrônicos.
Para 59% dos entrevistados a situação financeira da empresa, no mês de junho, manteve-se nos mesmos patamares dos meses anteriores. 36% avaliam que houve melhora e 5% que a situação piorou. Na sondagem anterior os percentuais foram de 31%, 24% e 18%, demonstrando uma melhora no quadro. Para julho, a expectativa de 53% é repetir a situação financeira de junho, enquanto 34% estimam melhora em função de ações promocionais e da antecipação de compras para o Dia dos Pais. Já 13% fazem previsões pessimistas.
Estoques - Em relação aos estoques, 81% dos entrevistados afirmaram que fecharam junho no ponto ideal, patamar semelhante ao de sondagens anteriores. 4% fecharam o mês com estoques abaixo do esperado e 15%, acima do que previam. Os números indicam que as ações de estímulos de vendas surtiram os efeitos almejados e foram eficientes para girar os estoques. Mostram ainda que os lojistas estão planejando bem o que compram.
Os investimentos em estoques de mercadorias para serem vendidas em julho mantiveram o mesmo volume para 82% dos lojistas entrevistados, enquanto 15% aumentaram a quantidade de pedidos, o que representa aumento de 10% em relação ao mês anterior. Ninguém reduziu o número de encomendas em julho em relação a junho. No total, 97% dos empresários mantiveram ou aumentaram os pedidos de mercadorias para serem comercializadas em julho, refletindo grande confiança no futuro comportamento da demanda.
Em relação aos preços, 92% dos lojistas afirmaram que não verificaram aumentos nas encomendas feitas em junho. Já 7% notaram reajustes médios de 10%. A grande maioria (97%) acredita que as negociações de estoques a serem comercializados em julho ocorrerão nos mesmos patamares dos preços atuais. Apenas 2% projetam aumentos de cerca de 7%.
Em julho, 95% dos lojistas vão manter suas equipes de funcionários, 2% têm a intenção de contratar e 3% de fazer uma redução de pessoal. Como segundo semestre é sempre melhor para as vendas do varejo, a orientação da Fecomércio é de que os lojistas mantenham os talentos de sua equipe para assegurar a qualidade dos serviços prestados e que se planejem para reforçá-la previamente.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria