Geral
26/07/2011 11:22 - Café Utam investe no mercado gourmet
A Café Utam, torrefadora tradicional de Ribeirão Preto e com presença em mais de 300 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais, acaba de fechar uma parceria com a fabricante francesa de xaropes e bases para bebidas Monin com o objetivo de incrementar a oferta de produtos na linha gourmet.
A torrefadora pretende oferecer bebidas de maior valor agregado, como expressos aromatizados, cappuccinos, chás e smoothies, em sua rede de clientes. Atualmente, são mais de 1,3 mil pontos de venda, entre cafeterias, restaurantes, bares e hotéis.
Pelo acordo, a Utam passa a ser representante exclusiva da Monin nas regiões onde atua.
Em março, a Utam já havia firmado uma parceria semelhante com a Astoria, marca da fabricante italiana de máquinas de expresso CMA, pelo qual a torrefadora pretende aumentar suas vendas de cafés especiais paralelamente à comercialização das máquinas. "Com essas parcerias, passamos a oferecer uma solução completa: vendemos ou locamos o equipamento, lançamos novos produtos e treinamos os baristas", explica Ana Carolina Carvalho, diretora-presidente da Café Utam.
A executiva, que assumiu o comando da empresa familiar em abril de 2010, disse que a Café Utam busca crescer em segmentos mais rentáveis que o de café torrado e moído - uma estratégia de sobrevivência em tempos de competição acirrada e escalada nos preços da matéria-prima. "Optamos pelo caminho da valorização do produto. O mercado gourmet oferece uma rentabilidade até 50% maior que o tradicional, especialmente após as fusões e aquisições que aumentaram a concentração nesse setor", explica ela.
Desde março, quando a Utam criou uma unidade de negócios voltada exclusivamente para o mercado gourmet, a receita com esse segmento cresceu 34% e passou a representar 5% do faturamento global da companhia - antes das parcerias, essa participação era de 1,5%. A meta é fechar o ano com aumento de 50% nas vendas de cafés e bebidas diferenciadas.
A presidente da Utam destaca, citando dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que as vendas de cafés especiais no Brasil cresceram mais de 300% nos últimos oito anos. "Mais importante: entendemos que, ao investir no mercado gourmet, agregamos valor à nossa marca, de modo que possamos crescer em patamares superiores ao que estamos acostumados", acrescenta.
Ela afirma que a meta da companhia para 2011 era crescer 15% em volume e 10% em faturamento. "Esperamos superar esse planejamento".
Fundada há 40 anos, a Utam é uma das principais marcas regionais do país. Tem capacidade instalada para torrar até 800 toneladas de café por mês.
De acordo com a sua presidente, detém 71% do mercado na região de Ribeirão Preto, 21% no Estado de São Paulo e 2,3% entre as associadas da Abic. Atualmente, a companhia trabalha com nove marcas de cafés torrados e moídos, duas de cafés em grãos torrados, uma de solúvel, e duas de cappuccinos, sachês personalizados e outros produtos destinados a foodservice.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria