Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/07/2011 09:42 - Brasileiro aumenta idas ao supermercado

Se antes do Plano Real os consumidores costumavam ir duas vezes por mês ao supermercado, devido à forte oscilação nos preços, essa realidade mudou bastante com o passar dos anos. Pesquisa da consultoria Nielsen mostra que essa frequência aumentou para dez vezes em 2010. Com a inflação estável, os itens não sobem mais como ocorria na década de 1990.

 

Era difícil administrar o sistema de precificação naquela época, tanto que as máquinas de etiquetar os valores dos produtos tinham conotação de revólver para os clientes, lembra o diretor de comunicação da Associação Paulista de Supermercados, Orlando Morando. "Os preços mudavam até duas vezes por semana."

 

O executivo explica que as alterações eram necessárias, pois o estoque do produto comprado por determinado valor subia 50% até o próximo pedido para os fornecedores. O reajuste era necessário para cobrir os custos extras e pagar pelo estoque. "A remarcação garantia capital de giro para a empresa", afirma Orlando.

 

COMPRA DO MÊS - Naquela época, as famílias compravam por compulsão na tentativa de reduzir o peso da inflação no bolso. Assim que recebiam os salários, as pessoas corriam para as lojas a fim de encher o carrinho. O hábito causava desabastecimentos constantes. "Os produtos com menor giro criavam uma espécie de crosta, tamanha a quantidade de etiquetas que recebiam", diz o presidente da Coop, Antonio José Monte.

 

O empresário pondera que a chegada do real mudou a cabeça dos brasileiros. Depois de planos econômicos fracassados, com inflações que chegavam a 80% no mês, finalmente pequenos e médios varejos começaram a lucrar. Outro efeito é que o poder aquisitivo das pessoas cresceu. A frequência dos cooperados nas unidades dobrou em 17 anos. A média atual é de dez vezes, ao mês.

 

Estudo da Nielsen identificou que os consumidores estão indo mais às compras e elegendo mais canais de distribuição. Em 2008, foram necessárias 106 idas aos estabelecimentos para se abastecer, enquanto no ano passado foram 123. O varejo tradicional ainda é o preferido de 86% dos consumidores.

 

Para o diretor da Apas, o novo cenário econômico - a partir de 1994 - proporcionou ao varejo aumentar a presença de itens importados nas prateleiras. Agora a oferta desses produtos nos estabelecimentos do País não fica a desejar quando comparada a outros países.

 

Gasto médio por compra no estabelecimento avança

 

Nos últimos quatro anos o consumidor brasileiro, além de intensificar o número de visitas aos supermercados, elevou o gasto médio e o número de itens adquiridos por compra. Levantamento da consultoria Kantar Worldpanel mostra que depois de se manter praticamente estável por três anos em R$ 27, o valor desembolsado subiu para R$ 31,50.

 

Outro fator que tem acontecido ao longo dos últimos anos é a diversificação dos canais de venda utilizados pelo consumidor, considerado pelos empresários do comércio varejista mais infiéis. A mesma pesquisa realizada no passado também identificou que 80% das famílias utilizam mais de três canais para se abastecer como atacados, varejo tradicional, drogaria, perfumaria e venda porta a porta.

 

Em 2001, a média de consumidores que faziam compras em todos esses canais chegava a 61%. Mesmo assim, no ano passado, foi notada redução de 1 ponto percentual em relação a 2011.

 

Junto com este fenômeno, o setor supermercadista assiste ao crescimento das vendas nas lojas de vizinhança e atacarejos, enquanto os formatos de hipermercado vêm sentindo leve redução na participação do varejo.

 


Veículo: Diário do Grande ABC

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>