Geral
19/07/2011 10:52 - 'Superarroz' busca parcerias para crescer e atingir o varejo
Restrito ao setor público, o projeto "Ultra Rice", no Brasil desde 2008, quer alcançar o varejo para atingir 10 milhões de consumidores em três anos no país.
Hoje, 60 mil crianças consomem o "superarroz", oferecido na merenda escolar de Indaiatuba (SP), Dourados (MS) e Sobral (CE).
A tecnologia do "superarroz", da ONG internacional Path (programa para apropriação de tecnologia em saúde, em inglês), consiste em adicionar nutrientes (como ferro e zinco) a uma base de farinha de arroz.
Depois de pronta, a massa ganha o formato de grãos de arroz, que são misturados ao arroz tradicional na proporção de 1%. Essa mistura, segundo a ONG, é suficiente para combater doenças relacionadas à desnutrição.
A indiana Dipika Matthias, diretora do projeto, esteve no país neste mês para convidar indústrias e distribuidores a integrar a cadeia produtiva.
Para ela, existe demanda para o "superarroz" no varejo, pois o problema da desnutrição não está necessariamente ligado à pobreza.
"Temos deficiências de micronutrientes no Brasil e até nos EUA, também entre aqueles que não são considerados pobres, porque estão comendo alimentos processados que são deficientes em nutrientes", afirmou à Folha.
"Hoje temos uma equação interessante: aumento de renda e níveis nutricionais baixos, além de obesidade acompanhada de deficiência de micronutrientes", disse.
Segundo Dipika, o arroz fortificado pode cobrir falhas nutricionais na dieta diária de países que têm o arroz na base de sua alimentação.
Estudos citados pela ONG mostram que a desnutrição causa impactos no desenvolvimento econômico. "A deficiência em ferro é um dos maiores problemas, pois causa perda de produtividade. A consequência para a economia é um impacto de 2% a 5% no PIB, em alguns países."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria