Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

15/07/2011 10:00 - Vendas na podem crescer até 4%

Impulsionadas pelo Dia dos Pais, as vendas do comércio da Capital devem ser de 2,5% a 4% maiores em agosto ante o mesmo mês do ano passado, gerando um faturamento estimado entre R$ 1,71 bilhão e R$ 1,74 bilhão. Em 2010, foi registrado crescimento de 4,9%, em relação a igual intervalo do exercício anterior, e receita de R$ 1,67 bilhão. A previsão otimista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é baseada no maior número de pessoas empregadas e no valor médio dos salários pagos, que compensaram o impacto das medidas macroeconômicas prudenciais.

 

Segundo a economista da entidade, Ana Paula Bastos, as medidas com o objetivo de conter o consumo e a alta da inflação, adotadas pelo governo federal - como o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do depósito compulsório e da taxa básica de juros (Selic) - ainda não foram capazes de prejudicar os negócios.

 

Em contrapartida, a elevação de 7,8% da massa de rendimento, medida no mês passado em relação a junho de 2010, e a redução da taxa de desocupação (de 5,8% em maio de 2010 para 4,7% no mesmo mês deste ano) garantem a disposição de comprar na próxima data comemorativa. "O brasileiro não calcula juros e sim se o valor da prestação cabe no bolso", explica.

 

Ana Paula lembra que o tripé necessário para comércio "operar" é emprego, renda e crédito. O financiamento continua disponível ao consumidor, e o comércio ficou mais cuidadoso, consultando os bancos de dados com maior freqüência e escolhendo melhor o credor. "Mesmo que o endividamento seja feito no cartão de crédito, não é interessante para os lojistas que as pessoas cheguem à inadimplência, o que comprometeria os resultados das próximas datas, como o Dia das Crianças e o Natal", diz a economista.

 

Muito mais otimista é a pesquisa da administração do Shopping Cidade, na região central de Belo Horizonte. Segundo a analista de Marketing, Carla Gobb, o faturamento médio dos lojistas deve crescer 10% em relação ao Dia dos Pais de 2010. No centro de compras, esta é a quarta melhor data comemorativa do ano, quando o fluxo médio diário de 60 mil consumidores cresce geralmente de 8% a 10%.

 

Interesse - A procura por produtos masculinos interessa cada vez mais aos empresários. Mesmo lojas com foco mais voltado para as mulheres, investem para receber os compradores no Dia dos Pais. A loja de calçados Datelli, no Shopping Cidade, decidiu reabrir, após uma reforma de dois meses, com uma vitrine exclusiva para a linha masculina, que também foi ampliada. A gerente, Cida Lima, informa que atualmente a venda de calçados e acessórios para homens representa 30% do faturamento. "Em agosto, calculamos que esta participação crescerá para 40%, e que as vendas em geral serão 20% melhores que no ano passado", diz.

 

Especialista em vestuário masculino, a Sketch vem se preparando continuamente para a data comemorativa de agosto. Segundo a gerente da unidade do Shopping Cidade, Denise Roque, a contratação de pessoal de apoio no período foi substituída por um programa de qualificação dos vendedores efetivos. "Não adianta colocarmos pessoas que não estejam 100% preparadas para atender o aumento de fluxo", argumenta. A loja espera uma expansão de 15% nos negócios na comparação com 2010, com tíquete médio de R$ 120, sendo 90% deles pagos com cartões de débito e de crédito.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>